Home > História de Felício dos Santos

História de Felício dos Santos

Fundada em 12 de dezembro de 1953, a cidade que faz parte da microrregião de Diamantina, na mesorregião do Jequitinhonha, Felício dos Santos tem um total de 357,622 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de, sendo um município da região de influência do Arranjo Populacional de Belo Horizonte, fazendo divisa com os municípios de Senador Modestino Gonçalves, Itamarandiba, Rio Vermelho, Couto de Magalhães de Minas e São Gonçalo do Rio Preto, sendo os nascentes na cidade chamados de feliz-santense.

Felício dos Santos-MG

Fundada em 12 de dezembro de 1953, a cidade que faz parte da microrregião de Diamantina, na mesorregião do Jequitinhonha, Felício dos Santos tem um total de 357,622 km², existindo apenas o distrito-sede, sendo um município da região de influência do Arranjo Populacional de Belo Horizonte, fazendo divisa com os municípios de Senador Modestino Gonçalves, Itamarandiba, Rio Vermelho, Couto de Magalhães de Minas e São Gonçalo do Rio Preto, sendo os nascentes na cidade chamados de feliz-santense.

História de Felício dos Santos

Povoamento Primitivo

O início do povoamento de Felício dos Santos deu-se em 1913, quando por ali passavam os tropeiros vindos de Rio Vermelho, Coluna e cidades vizinhas, em demanda de centro consumidor mais importante na região, para venderem os seus produtos e comprarem o necessário e o que lhes ofereciam os centros comerciais mais desenvolvidos.

Nesta época, utilizava-se unicamente do animal para montaria e transporte de cargas, o que fez do tropeiro uma figura de destaque e lendária, dado a sua importância no fluxo da economia naqueles tempos. Dentre eles destacam-se Herculano Pena, Cassiano Ricardo, Antonio Bernardo e Alexandre Lucas, que mais tarde foram residir naquela localidade, que era passagem da única estrada de ligação daquela região.

Estes tropeiros, para descanso próprio e da tropa, acampavam às margens do Ribeirão Santana, e certamente, observando aquelas terras virgens e de boa fertilidade, os motivaram a fixarem ali, para a sua exploração. Outras famílias vieram aumentar a população. Instalou-se a Escola de D. Ana Leite Veloso (Donana), a primeira professora do lugar: surgem os comércios de Joaquim do Pinho e Antônio Felinto de Araújo: constroem a Capela do Sagrado Coração de Jesus, constituindo assim o novo Povoado, que até então pertencia ao distrito de Felisberto Caldeira (atual São Gonçalo do Rio Preto).

Origem do Nome

Esta comunidade no início de seu povoamento chamava-se "Fábrica do Pena", em seguida tomando a denominação de "Largo do Arrependido" e mais tarde "Grota Grande". Na divisão administrativa estabelecida pela Lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, foi elevado à categoria de distrito, recebendo o nome de Felício dos Santos, em homenagem a uma ilustre família Diamantinense, permanecendo este nome mesmo depois de sua emancipação, comemorando a sua instalação definitiva em 1º de março de 1963, dando aos seus habitantes o gentílico "Felisantenses" e sendo o aniversário da cidade comemorado no dia 1º de março.

Povoamento

Aqueles que ali primeiro se fixaram foram atraídos pela boa fertilidade do solo, na exploração da lavoura tradicional do milho, feijão, cana-de-açúcar, arroz e mandioca, que em tempos passados foi de grande produtividade e abundância. Portanto, estes fatores foram os determinantes da ocupação, e responsáveis pelo elemento civilizado no cultivo do solo, tomando a si o encargo de retê-los e fixarem residência naquela localidade.

Emancipação

O distrito foi criado em consequência da divisão administrativa estabelecida pela Lei nº 1.039, desmembrado do território do distrito de Felisberto Caldeira a que pertencia, e mais tarde elevado à categoria de município pela Lei estadual nº 2.764, de 30 de dezembro de 1.962, dando a sua instalação definitiva em 1º de março de 1.963.

Formação administrativa

O distrito foi criado em consequência da divisão administrativa estabelecida pela Lei nº 1.039, desmembrado do território do distrito de Felisberto Caldeira a que pertencia, e mais tarde elevado à categoria de município pela Lei estadual nº 2.764, de 30 de dezembro de 1.962, dando a sua instalação definitiva em 1º de março de 1.963.

Bandeira e Brasão

Bandeiras da cidade de Felício dos Santos, Minas Gerais, Brasil.
Brasão da cidade de Felício dos Santos, Minas Gerais, Brasil.

Geografia

População

O IBGE estima que em 2021 a cidade tenha uma população estimada em 4.656 habitantes, com a densidade demográfica em 2021 sendo de 13.05 hab./km²

Aspectos Naturais

Clima: Tropical de Altitude

Bioma: Cerrado

Economia

PIB per capita 11.751,13 R$ [2020]
Receitas de Fontes Externas 94,4 % [2015]
IDHM 0,606 [2010]

Educação

Escolarização de 6 a 14 anos 97,7 % [2010]
IDEB – Anos iniciais do E.F - [2021]
IDEB – Anos finais do E.F - [2021]
Matrículas no E.F 740 matrículas [2021]
Matrículas no E. Médio 246 matrículas [2021]
Docentes no E.F 44 docentes [2021]
Docentes no E. Médio 22 docentes [2021]
Escolas: E.F 2 escolas [2021]
Escolas: E. Médio 1 escolas [2021]

Cultura & Turismo

Datas Comemorativas, Festas tradicionais e Festivais

12 de Dezembro - Dia da Emancipação Política do Município

Relação de Bens Protegidos pelo Município, pela União ou pelo Estado

Casarão da família Canuto Pç. Sagrado Coração nº 168/184 - Centro
Oratório de Santo Antônio Situado no interior da Igreja Matriz Sagrado Coração Pç. Sagrado Coração
Conj Paisag. da bacia do rio Jequitinhonha (Proteção Estadual)
Marujada N. Sra. do Rosário
Folias de Mina
Violas de Minas (Proteção Estadual)

Esporte

Bairros, Distritos e Comunidades Rurais

Distritos de Felício dos Santos

Atualmente existe apenas os distrito-sede de Felício dos Santos.

Comunidades Rurais

Algumas delas são:

Mapa da Cidade de Felício dos Santos

Tempo na Cidade de Felício dos Santos

Distâncias

Distância Entre Felício dos Santos e Belo Horizonte:

Distância Entre Felício dos Santos e Teófilo Otoni:

Distância Entre Felício dos Santos e Almenara:

Distância Entre Felício dos Santos e Araçuaí:

Distância Entre Felício dos Santos e Capelinha:

Distância Entre Felício dos Santos e Diamantina:

Distância Entre Felício dos Santos e Pedra Azul:

Fonte: IBGE

Fonte: Fundação João Pinheiro

Fonte: Site da Prefeitura de Felício dos Santos

Fonte: Iepha