Home > Nova Belém > História de

História de Nova Belém

Fundada em , a cidade que faz parte da microrregião de Mantena, na mesorregião do Vale do Rio Doce, Nova Belém tem um total de 145.86 km², com uma população de 3151 habitantes, divididos entre o distrito-sede, e o distrito de Santo Antônio de Nova Belém, sendo um município região de influência de Itabirinha - Centro de Zona B (4B), fazendo divisa com os municípios de , sendo os nascentes na cidade chamados de belenense.

Nova Belém-MG

Fundada em , a cidade que faz parte da microrregião de Mantena, na mesorregião do Vale do Rio Doce, Nova Belém tem um total de 145.86 km², com uma população de 3151 habitantes, divididos entre o distrito-sede, e o distrito de Santo Antônio de Nova Belém, sendo um município região de influência de Itabirinha - Centro de Zona B (4B), fazendo divisa com os municípios de , sendo os nascentes na cidade chamados de belenense.

História de Nova Belém

Como o povoado surgiu:

As terras deste Município pertenciam ao Município de Mantena, que na época era zona litigiosa.

Por volta de 1939 o Sr. José Vieira Nunes comprou grande parte dessas terras e veio ocupá-las juntamente com sua família, porém nesta época já residia nessas terras o Sr. Joaquim Quinzote, conhecido como o 1º morador da região.

Em 1961 o Sr. José Vieira Nunes autorizou seu genro Henrique Teixeira de Siqueira a fazer o loteamento de suas terras em médias e grandes propriedades, formando assim o povoado de Nova Belém e o Sr. Henrique Teixeira de Siqueira o seu fundador.

Antigos nomes do Município:

Conta-se a história que em uma festa da Igreja Católica no dia de São Sebastião 20/01, quando levantavam o cruzeiro o Sr. Joaquim Alves de Paula deu o nome de São Sebastião de Nova Belém, porém este nome não continuou, ficando apenas o nome de Nova Belém.

Datas importantes : Criação da vila, povoado ou Município, bem como emancipação do mesmo:

Aos 03(três) dias do mês de Abril de 1965, em virtude da Lei nº 3.298 de 14/12/1964, procede a instalação do distrito de Santo Agostinho de Minas no povoado de Nova Belém, ficando assim instalado o distrito de Santo Agostinho de Minas na localidade de Nova Belém, em consequência da Lei Estadual que transferia a sede do distrito para o povoado de Nova Belém.

Este ato representava melhoramentos para o povoado. Neste ano ficou decidido a situação do Contestado, ficando as terras de Nova Belém e Mantena pertencentes a Minas Gerais e de Santo Agostinho pertencentes ao Espírito Santo.

Em setembro de 1994, os senhores José Gomes, Aldair Lacerda do Nascimento, José Alexandre da Costa, José Nelvino da Silva deram os primeiros passos para a emancipação de Nova Belém através de um encontro com o Deputado Ermano Batista em busca de orientações para continuarem a caminhada.

O anseio de liberdade destes homens era grande, resolveram então formar um grupo de pessoas para uma reunião a fim de formar a comissão de emancipação. Aos 27(vinte e sete) dias do mês de novembro de 1994 foi feita a reunião formando a 1º Comissão de Emancipação.

Esta ficou constituída por: Eli Malta Aniceto, José Alexandre da Costa, José Gonçalves da Silva, José Nelvino da Silva, Pedro Paulo Reis, Jaci Domingos de Araújo, Adair Lacerda do Nascimento, Salomão Lopes de Souza, Altamiro da Silva Tavares, Elpídio José Sudário, Natanael José da Silva, João Batista Sobrinho, Jurandi Henrique de Paula, Joaquim Correia Gomes, Adão Amaro da Silva, José Gomes, João da Cruz Serra, Nero Caetano da Silva, Noel Teodoro Gomes, José Angelino de Souza, Joanézio Ferreira Souto.

Desta comissão os senhores Aldair Lacerda do Nascimento, José Nelvino da Silva, Jurandi Henrique de Paula, Eli Malta Aniceto, José Alexandre da Costa, José Gomes, Noel Teodoro Gomes, Adão Amaro da Silva continuaram firmes no propósito de emancipar Nova Belém, lutando a cada instante para que este sonho se tornasse realidade.

Este sentimento de luta foi despertado também nos senhores Ibinário José Verly, José Gonçalves Vieira, José Mendes do Carmo, José Paula, João da Cruz Silva, Márcio José dos Santos Soares, Obadia Luiz Maulaz que se uniram não medindo esforços, buscando a cada momento soluções para os problemas que surgiam impedindo a emancipação. Assim seguiram vencendo obstáculos mais obstáculos, até que puderam dar o grito de liberdade com a publicação da Lei nº 12.030 de 21/12/1995 que Emancipava Nova Belém.

No dia 1º(primeiro) de Abril de 1996, em solenidade no Gabinete do Prefeito Municipal de Mantena - M.G , o Sr. Joel Garcia dos Santos deu posse a Comissão Paritária, instituída para administrar o Município de Nova Belém, recém-emancipado, durante a fase de transição. Esta comissão foi formada por quatro membros, sendo dois indicados pelo Prefeito e dois pelos membros da Comissão de Emancipação.

Receberam como função preparar a cidade para ter administração própria a partir de Janeiro de 1997. O Sr. Prefeito indicou o médico Geraldo Afonso Coelho Sena e o pecuarista Olney Maulaz explicando que ambos são de famílias que sempre tiveram laços em Nova Belém. O Sr. José rocha de Souza e Eli Malta Aniceto foram indicados pela Comissão de Emancipação como representantes autênticos do município. Por força do destino a Comissão Paritária pouco fez pelo município.

TURISMO E EVENTOS:

Atividades Culturais:

Temos a tradicional festa junina na Comunidade do Souto, fazendo com que todos da Comunidade se integrem na organização desta de tal maneira, que visitantes de várias regiões se divertem por dois dias.

O futebol de campo é apreciado pela maioria, fazendo com que os finais de semana se transformem em festas com ótimos torneios.

Pontos Turísticos:

Contamos com cachoeiras maravilhosas de grandes quedas d?água, beleza natural do município sendo até mesmo pontos turístico da nossa região. Cachoeira do Pedro Lama, Cachoeira do Adão Guilherme, Cachoeira do Roldão, Cachoeira Prazerosa.

Origem do Nome

Formação administrativa

O distrito de Nova Belém foi criado em 14/12/1964, pela Lei nº 3.298, com a transferecia da sede do Distrito de Santo Agostinho de Minas, município e Comarca de Mantena, para a localidade de Nova Belém.

O distrito de Nova Belém se torna município, pela Lei nº 12.030 de 21/12/1995.

O distrito de Santo Antônio é criado pela Lei Municipal Nº 739/1994.

Bandeira e Brasão da Cidade de Nova Belém

Geografia

População [2022]: 3151 (IBGE)

Densidade Demográfica [2022]: 21.60 hab./km² (IBGE)

Área Total: 145.86 km² (FJP)

Área Urbanizada [2019]: 0.45 km² (IBGE)

Divisas:

População

Distrito Criação População % População
Nova Belém 2481 hab. 78.74%
Santo Antônio de Nova Belém 1994 670 hab. 21.26%
- - 3151 hab. -

Território

Distrito Área Densidade % Área
Nova Belém 102.51 km² 24.20 hab/km² 70.28%
Santo Antônio de Nova Belém 43.35 km² 15.46 hab/km² 29.72%
- 145.86 km² 21.60 hab/km² -

Aspectos Naturais

Clima:

Índice Médio Pluviométrico Anual:

Hidrografia:

Bioma: Mata Atlântica

Vegetação:

Fauna:

Relevo:

Altitude: Máxima:

Economia

Agropecuária:

Extrativismo:

Indústria:

Comércio e Serviços:

Impostômetro | Arrecadação de Impostos 2019 a 2022:

2019: 2020: 2021: 2022:

Mais Dados:

PIB per capita [2020] R$
Receitas de Fontes Externas [2015] %
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2021] 1,7 salários mínimos
Pessoal Ocupado [2021] 9.944 pessoas
População Ocupada [2021] 19,68%
Mortalidade Infantil [2020] 4,84 óbitos por mil nascidos vivos
Internações por diarreia [2016] 1,1 internações por mil habitantes

Educação

Escolas Estaduais:

Escolas Municipal:

Escolarização de 6 a 14 anos [2010]
IDEB – Anos iniciais do E.F [2021]
IDEB – Anos finais do E.F [2021]
Matrículas no E.F [2021]
Matrículas no E. Médio [2021]
Docentes no E.F [2021]
Docentes no E. Médio [2021]
Escolas: E.F [2021]
Escolas: E. Médio [2021]

Cultura

Datas comemorativas

Dezembro - Dia da Emancipação Política do Município

Relação de Bens Protegidos pelo Município, pela União ou pelo Estado

Folias de Minas (Proteção Estadual)
Violas de Minas (Proteção Estadual)

Patrimônio Cultural

Turismo

Turismo Histórico-Cultural:

Ecoturismo:

Turismo Rural:

Turismo de Esportes:

Turismo de Negócios:

Turismo Gastronômico:

Turismo Religioso:

Esporte

Futebol: Campeonato Municipal

Futsal:

Ciclismo:

Atletismo:

Esportes Radicais:

Bairros, Distritos e Comunidades Rurais

Distritos de Nova Belém

Atualmente são 2 distritos, Nova Belém (distrito-sede) e Santo Antônio de Nova Belém.

1. Nova Belém

O distrito-sede de Nova Belém tem uma área de 102.51 km² dos 145.86 km², ou seja, 70.28% do território.

Mapa do Distrito de Nova Belém

2. Santo Antônio de Nova Belém

O distrito de Santo Antônio de Nova Belém tem uma área de 43.35 km², ou seja, 29.72% do território, a lei de criação do distrito é a Lei Municipal Nº 739/1994.

Mapa do Distrito de Santo Antônio de Nova Belém

Comunidades Rurais

Comunidades Quilombolas

Mapa da Cidade de Nova Belém

Tempo na Cidade de Nova Belém

Fontes:

IBGE, Fundação João Pinheiro, Site da Prefeitura de Nova Belém, Iepha, Cefedes, Wikipédia, Minas, Emater.