Home > História de Datas

História de Datas

Fundada em 30 de dezembro de 1962, a cidade que faz parte da microrregião de Diamantina, na mesorregião do Jequitinhonha, Datas tem um total de 310,43 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Tombadouro, sendo um município da região de influência de Diamantina, fazendo divisa com os municípios de Diamantina, Serro, Presidente Kubitschek, Conceição do Mato Dentro e Gouveia, sendo os nascentes na cidade chamados de datense.

Datas-MG

Fundada em 30 de dezembro de 1962, a cidade que faz parte da microrregião de Diamantina, na mesorregião do Jequitinhonha, Datas tem um total de 310,43 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Tombadouro, sendo um município da região de influência de Diamantina, fazendo divisa com os municípios de Diamantina, Serro, Presidente Kubitschek, Conceição do Mato Dentro e Gouveia, sendo os nascentes na cidade chamados de datense.

História de Datas

O início do povoamento desta localidade deu-se pelo idos de 1825, tendo como origem idêntica das demais cidades influenciadas pelas descobertas do ouro e diamante da região do Tijuco, que já era, até então, um florescente arraial.

Os intrépidos aventureiros chamados garimpeiros, para lá foram em busca da riqueza que se escondia debaixo daquele selo ainda inexplorado que para garimpá-lo tinham que ter uma autorização do Rei de Portugal, e para isso, recebiam uma DATA que significava um lote de terra marcada para a sua exploração.

A busca foi feliz ao encontrarem, com abundância, o cobiçado Diamante nos veios dos rios, sobretudo no veio do Rio de Datas. Aumentava continuamente o número de garimpeiros para minerar na “Datas do Rei”, e tão grande foi a quantidade de lotes ou datas marcadas, que a região, mais tarde, ficou conhecida por “Datas D’el Rei”.

A descoberta daquelas pedras preciosas atraíram para ali, garimpeiros mais abastados com levas de escravos e comerciante de origem portuguesa, que para lá levaram os primeiros carpinteiros, pedreiros, ourives, barbeiros, alfaiates, etc. graças à fama da pedra em destaque, o diamante, encontrado na região. Em 1870 foi erigida a Igreja do Divino Espírito Santo, padroeiro da localidade, sendo inaugurada em 25 de agosto do mesmo ano, solidificando, assim, a ideia do núcleo de povoamento que surgia.

Origem do Nome

O seu primeiro nome foi Datas D’El Rei, originado das Datas, que significavam lotes de terra marcadas com autorização do Rei de Portugal, para os garimpeiros minerarem naquela localidade. Mais tarde, com a separação da Coroa de Portugal ficou somente o nome de “DATAS”, permanecendo este mesmo nome quando foi elevada à categoria de vila, em 1891.

Como foi descrito sobre os primeiros habitantes, a busca do ouro e do diamante, foi sem dúvida a responsável pelo elemento civilizado se fixar naquela localidade. Através das “Datas d'El Rei”, que eram marcadas mediante autorização para garimpagem, foram fatores determinantes da ocupação do território, por garimpeiros, e a origem portuguesa e negra (escravos) que para lá foram. Aliados à garimpagem existiam também a agricultura e o comércio que contribuíram com o encargo de retê-los na comunidade e na região.

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Espírito Santo das Datas, pela lei provincial nº 1357, de 06-11-1866, e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Diamantina.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Espírito Santo das Datas passou a denominar-se simplesmente Datas.

Elevado à categoria de município com a denominação de Datas, Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962 (instalado em 01-03-1963), desmembrado de Diamantina, sede no antigo distrito de Datas.

O distrito de Tombadouro foi criado pela Lei Municipal Nº 444 de 18/03/2014

Bandeira e Brasão

Bandeiras da cidade de Datas, Minas Gerais, Brasil.
Brasão da cidade de Datas, Minas Gerais, Brasil.

Geografia

População

O IBGE estima que em 2021 a cidade tenha uma população estimada em 5.431 habitantes, com a densidade demográfica em 2021 sendo de 17.50 hab./km²

Aspectos naturais

Clima: semiárido

Bioma: Mata Atlântica

Economia

PIB per capita 11.408,79 R$ [2020]
Receitas de Fontes Externas - [2015]
IDHM 0,616 [2010]

Educação

Escolarização de 6 a 14 anos 98 % [2010]
IDEB – Anos iniciais do E.F 6,1 [2021]
IDEB – Anos finais do E.F 4,6 [2021]
Matrículas no E.F 764 matrículas [2021]
Matrículas no E. Médio 293 matrículas [2021]
Docentes no E.F 63 docentes [2021]
Docentes no E. Médio 32 docentes [2021]
Escolas: E.F 5 escolas [2021]
Escolas: E. Médio 2 escolas [2021]

Cultura & Turismo

Datas Comemorativas, Festas tradicionais e Festivais

30 de Dezembro - Dia da Emancipação Política do Município

Relação de Bens Protegidos pelo Município, pela União ou pelo Estado

Capela de N. Sra. da Conceição, Capela de Santa Cruz ou Capelinha Capela de N. Sra. da Conceição
Imagem de N. Sra. da Conceição Pç. N. Sra. da Conceição Capela de N. Sra. da ConceIção
Conj Paisag. da bacia do rio Jequitinhonha (Proteção Estadual)
Festa do Divino Espírito Santo
Roda de Capoeira e a e/ou Ofício de Mestre da Capoeira (Proteção Federal)
Folias de Minas (Proteção Estadual)

Esporte

Bairros, Distritos e Comunidades Rurais

Distritos de Datas

Atualmente existe apenas dois distritos, a sede de Datas, e Tombadouro.

1. Datas

O distrito de Datas tem uma área de 286,04 km² dos 310,43 km², ou seja, 92.14% do território.

Mapa do Distrito de Datas

2. Tombadouro

O distrito de Tombadouro tem uma área de 24,39 km², ou seja, 7.86% do território, a lei de criação do distrito é a Lei Municipal Nº 444 de 18/03/2014.

Mapa do Distrito de Tombadouro

Comunidades Rurais

Algumas delas são:

Mapa da Cidade de Datas

Tempo na Cidade de Datas

Distâncias

Distância Entre Datas e Belo Horizonte:

Distância Entre Datas e Teófilo Otoni:

Distância Entre Datas e Almenara:

Distância Entre Datas e Araçuaí:

Distância Entre Datas e Capelinha:

Distância Entre Datas e Diamantina:

Distância Entre Datas e Pedra Azul:

Fonte: IBGE

Fonte: Fundação João Pinheiro

Fonte: Site da Prefeitura de Datas

Fonte: Iepha