Home > História de Ponto dos Volantes

História de Ponto dos Volantes

Fundada em 21 de dezembro de 1995, a cidade que faz parte da microrregião de Araçuaí, na mesorregião do Jequitinhonha, Ponto dos Volantes tem um total de 1215,47 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Santana do Araçuaí, sendo um município da região de influência de Itaobim, fazendo divisa com os municípios de Itaobim, Itinga, Araçuaí, Padre Paraíso, Caraí, Novo Oriente de Minas, Joaíma, Monte Formoso e Jequitinhonha, sendo os nascentes na cidade chamados de ponto-volantense.

Ponto dos Volantes-MG

Fundada em 21 de dezembro de 1995, a cidade que faz parte da microrregião de Araçuaí, na mesorregião do Jequitinhonha, Ponto dos Volantes tem um total de 1215,47 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Santana do Araçuaí, sendo um município da região de influência de Itaobim, fazendo divisa com os municípios de Itaobim, Itinga, Araçuaí, Padre Paraíso, Caraí, Novo Oriente de Minas, Joaíma, Monte Formoso e Jequitinhonha, sendo os nascentes na cidade chamados de ponto-volantense.

História de Ponto dos Volantes

Constituído como a maioria dos Municípios Brasileiros, a partir de instalações das primeiras famílias em glebas de terra ou de uma referência comercial.

Ponto dos Volantes teve impulsionado a sua povoação na década de 1940, com início da construção da BR 116, Rio Bahia, no primeiro Governo da era Getúlio Vargas.

A chegada das famílias Rocha, Ramalho, Sicupira e Andrade, também conhecidos por Vermelhos, são os primeiros testemunhos do surgimento do pequeno lugarejo, reforçada mais tarde com a chegada de dois acampamentos de trabalhadores contratados para a construção da rodovia.

A grande movimentação de pessoas que se dava à época, se concentrava no distrito de Santana de Araçuaí, rota dos trechos que permitiam acesso aos municípios de Itaobim, Joaíma, Jequitinhonha, Águas Formosas, Almenara e adjacências, tal a localização de confluência da estrada que interliga o médio e baixo Jequitinhonha, transformaram o então povoado no centro comercial da região, se destacando Santana do Araçuaí como possuidora da melhor feira comercial realizada no pequeno mercado e praça local, onde estavam presentes vários produtores, moradores, artesãos e negociadores que circulavam e vendiam sua produção naqueles ermos, representam a parte mais tradicional e histórica do município.

Incorporado juntamente com quase todo o vale do Jequitinhonha a jurisdição do Condado de Minas Novas, por volta do século XIX, a primeira denominação do então povoado Terra Viamão quando já caracterizava o local como Ponto de Apoio aos viajantes. Anos depois passou a chamar de Barra dos Pilões em referência a confluência dos Córregos do Pilão, São João, São Joanico, Anta Podre e Cardoso, que contavam as imediações do lugarejo.

Origem do Nome

Historiadores da região apontavam que a atual denominação de Ponto dos Volantes, a partir de 1958, também tem alguma identificação com a história do Cangaço Brasileiro, ocorrido na década de 30, liderado pelo Pernambucano de Serra Talhada, Virgulino Ferreira da Silva o Lampião, que circulou com o seu banditismo social pelo nordeste brasileiro, sendo seguido à época pelas Patrulhas Militares Volantes criadas para combater os revoltosos.

Acreditando na existência das ramificações do cangaço no nordeste mineiro, surgiram também no estado as Patrulhas Volantes tendo a localidade a época servido de ponto de parada dessas tropas, o que pode ter algum relacionamento com o nome do município.

Formação administrativa

Incorporado ao município de Itinga pela Lei nº 1058 de 31 de dezembro de 1943, alcançou a categoria de Distrito através da Lei nº 8.285 de 08 de outubro de 1982, sendo então efetivado o nome de Ponto dos Volantes.

A emancipação e conquista de sua autonomia político-administrativa, aconteceu através de Plebiscito popular, sendo regulamentado através da Lei nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995.

Nas eleições municipais de 1996, foram eleitos o Primeiro Prefeito Municipal, Vice-Prefeito, representando o Poder Executivo e a Câmara Municipal de Vereadores, o Poder Legislativo, composto por 09 vereadores sendo todos empossados em 1º de janeiro de 1997.

Bandeira e Brasão

Bandeiras da cidade de Ponto dos Volantes, Minas Gerais, Brasil.
Brasão da cidade de Ponto dos Volantes, Minas Gerais, Brasil.

Geografia

População

O IBGE estima que em 2021 a cidade tenha uma população estimada em 12.235 habitantes, com a densidade demográfica em 2021 sendo de 10.07 hab./km²

Distrito Área
Ponto dos Volantes 495,30 km²
Santana do Araçuaí 720,17 km²
Total 1215,47 km²

Aspectos naturais

Clima: Semiárido

Bioma: Mata Atlântica

Economia

PIB per capita 9.040,58 R$ [2020]
Receitas de Fontes Externas 93,5 % [2015]
IDHM 0,595 [2010]

Educação

Escolarização de 6 a 14 anos 96 % [2010]
IDEB – Anos iniciais do E.F 5,0 [2021]
IDEB – Anos finais do E.F - [2021]
Matrículas no E.F 1.588 matrículas [2021]
Matrículas no E. Médio 537 matrículas [2021]
Docentes no E.F 126 docentes [2021]
Docentes no E. Médio 55 docentes [2021]
Escolas: E.F 15 escolas [2021]
Escolas: E. Médio 3 escolas [2021]

Cultura & Turismo

Datas Comemorativas, Festas tradicionais e Festivais

21 de Dezembro - Dia da Emancipação Política do Município

Relação de Bens Protegidos pelo Município, pela União ou pelo Estado

Conj Paisag. da bacia do rio Jequitinhonha (Proteção Estadual)
Arte em Barro do Jequitinhonha (Proteção Estadual)

Esporte

Bairros, Distritos e Comunidades Rurais

Distritos de Ponto dos Volantes

Atualmente são apenas 2 distritos, Ponto dos Volantes (distrito-sede) e Santana do Araçuaí.

Ponto dos Volantes

O distrito-sede de Ponto dos Volantes tem uma área de 495,30 km² dos 1215,47km², ou seja, 40.75% do território .

Santana do Araçuaí

O distrito de Santana do Araçuaí tem uma área de 720,17 km², ou seja, 59.25% do território, a lei de criação do distrito é a Decreto-Lei Estadual Nº 148 de 17/12/1938.

Comunidades Rurais

Algumas delas são:

  1. Povoados do Morais
  2. Virgem das Graças
  3. Boa Vista de Santana
  4. comunidades do Marinheiros
  5. Cardoso
  6. Córrego Seco I
  7. Córrego Seco II
  8. São João Grande
  9. Pedra Alta
  10. Pedra dos Lopes
  11. Travessão
  12. Esperança
  13. Guaribas
  14. Uruçu
  15. Verdes
  16. Coelhos
  17. Pilões
  18. Anta-Podre
  19. Cachoeirinha
  20. Jenipapo
  21. São Joanico

Mapa da Cidade de Ponto dos Volantes

Tempo na Cidade de Ponto dos Volantes

Distâncias

Distância Entre Ponto dos Volantes e Belo Horizonte:

Distância Entre Ponto dos Volantes e Teófilo Otoni:

Distância Entre Ponto dos Volantes e Almenara:

Distância Entre Ponto dos Volantes e Araçuaí:

Distância Entre Ponto dos Volantes e Capelinha:

Distância Entre Ponto dos Volantes e Diamantina:

Distância Entre Ponto dos Volantes e Pedra Azul:

Fonte: IBGE

Fonte: Fundação João Pinheiro

Fonte: Site da Prefeitura de Ponto dos Volantes

Fonte: Iepha