Home > Ponto dos Volantes > História de Ponto dos Volantes

História de Ponto dos Volantes

Fundada em 21 de dezembro de 1995, a cidade que faz parte da microrregião de Araçuaí, na mesorregião do Jequitinhonha, Ponto dos Volantes tem um total de 1215,47 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Santana do Araçuaí, sendo um município da região de influência de Itaobim, fazendo divisa com os municípios de Itaobim, Itinga, Araçuaí, Padre Paraíso, Caraí, Novo Oriente de Minas, Joaíma, Monte Formoso e Jequitinhonha, sendo os nascentes na cidade chamados de ponto-volantense.

Ponto dos Volantes-MG

Fundada em 21 de dezembro de 1995, a cidade que faz parte da microrregião de Araçuaí, na mesorregião do Jequitinhonha, Ponto dos Volantes tem um total de 1215,47 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Santana do Araçuaí, sendo um município da região de influência de Itaobim, fazendo divisa com os municípios de Itaobim, Itinga, Araçuaí, Padre Paraíso, Caraí, Novo Oriente de Minas, Joaíma, Monte Formoso e Jequitinhonha, sendo os nascentes na cidade chamados de ponto-volantense.

História de Ponto dos Volantes

Origem do Nome

Historiadores da região apontavam que a atual denominação de Ponto dos Volantes, a partir de 1958, também tem alguma identificação com a história do Cangaço Brasileiro, ocorrido na década de 30, liderado pelo Pernambucano de Serra Talhada, Virgulino Ferreira da Silva o Lampião, que circulou com o seu banditismo social pelo nordeste brasileiro, sendo seguido à época pelas Patrulhas Militares Volantes criadas para combater os revoltosos.

Acreditando na existência das ramificações do cangaço no nordeste mineiro, surgiram também no estado as Patrulhas Volantes tendo a localidade a época servido de ponto de parada dessas tropas, o que pode ter algum relacionamento com o nome do município.

Formação Inicial de Ponto dos Volantes

Incorporado juntamente com quase todo o vale do Jequitinhonha à jurisdição do Condado de Minas Novas, por volta do século XIX, a primeira denominação do então povoado Terra Viamão caracterizava o local como Ponto de Apoio aos viajantes. Anos depois, passou a se chamar Barra dos Pilões em referência à confluência dos Córregos do Pilão, São João, São Joanico, Anta Podre e Cardoso, que contavam as imediações do lugarejo.

Constituído como a maioria dos Municípios Brasileiros, a partir de instalações das primeiras famílias em glebas de terra ou de uma referência comercial. Ponto dos Volantes teve impulsionado a sua povoação na década de 1940, com início da construção da BR 116, Rio Bahia, no primeiro Governo da era Getúlio Vargas.

Chegada das Primeiras Famílias

A chegada das famílias Rocha, Ramalho, Sicupira e Andrade, também conhecidos por Vermelhos, são os primeiros testemunhos do surgimento do pequeno lugarejo, reforçada mais tarde com a chegada de dois acampamentos de trabalhadores contratados para a construção da rodovia.

Centro Comercial e Feira Tradicional

A grande movimentação de pessoas que se dava à época se concentrava no distrito de Santana de Araçuaí, rota dos trechos que permitiam acesso aos municípios de Itaobim, Joaíma, Jequitinhonha, Águas Formosas, Almenara e adjacências.

Tal a localização de confluência da estrada que interliga o médio e baixo Jequitinhonha, transformaram o então povoado no centro comercial da região, se destacando Santana do Araçuaí como possuidora da melhor feira comercial realizada no pequeno mercado e praça local, onde estavam presentes vários produtores, moradores, artesãos e negociadores que circulavam e vendiam sua produção naqueles ermos, representando a parte mais tradicional e histórica do município.

Emancipação

Santana do Araçuaí se torna distrito em 1938 com o nome Santana do Arassuí (distrito de Araçuaí), Ponto dos Volantes consegue o mesmo somente em 1982 (distrito de Itinga).

A emancipação, e conquista de sua autonomia político-administrativa, aconteceu através de Plebiscito popular, sendo regulamentado através da Lei nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995.

Nas eleições municipais de 1996, foram eleitos o Primeiro Prefeito Municipal, Vice-Prefeito, representando o Poder Executivo e a Câmara Municipal de Vereadores, o Poder Legislativo, composto por 09 vereadores sendo todos empossados em 1º de janeiro de 1997.

Isabel Mendes da Cunha e Santana do Araçuaí

"Isabel das Bonecas" (Itinga, MG, 1924 — Santana do Araçuaí 30 de outubro de 2014) é uma das mais conhecidas artistas populares brasileira do século XX. foi uma importante artesã brasileira, ela se destacou como uma das mais talentosas ceramistas da região, conhecida por suas esculturas de figuras humanas, especialmente mulheres negras com trajes típicos e expressões que retratam o cotidiano e a cultura da região. Seu trabalho é considerado parte fundamental do artesanato mineiro e da cultura popular brasileira.

Em 2004, o distrito ficou conhecido no mundo inteiro devido a sua produção de artesanato de barro, através da artesã Isabel Mendes da Cunha, que foi premiada pela Unesco, e no ano seguinte recebeu a Ordem ao Mérito Cultural do governo federal, em reconhecimento a sua ação em favor da cultura brasileira. Em 2013 foi homenageada pela então presidente Dilma Roussef durante a abertura da exposição “Mulheres Artistas Brasileiras”, e em 2015 recebeu a Medalha da Inconfidência, homenagem (in memoriam) do governo do Estado de Minas Gerais aos mineiros de destaque que contribuíram com o desenvolvimento do Estado e do País.

Em Santana do Araçuaí é realizada a Feira do Artesanato de Santana do Araçuaí. No evento, que acontece no Centro Cultural Isabel Mendes da Cunha, os artesãos expõem suas belíssimas peças. Os turistas podem, além de apreciar e comprar o autêntico artesanato do Vale do Jequitinhonha e, claro, o artesanato da ilustre Dona Isabel, apreciar diversas comidas típicas da região e assistir a shows musicais durante o período da feira.

A história de Santana do Araçuaí está desenhada no barro, desde Dona Izabel, a icônica mestre bonequeira, aos grandes artistas da Associação dos Artesãos de Santana do Araçuaí. Todo o trabalho, realizado com carinho e persistência, conta um pouquinho desse pedacinho de Minas Gerais, e enriquece a história de todo Brasil.

Formação administrativa

Incorporado ao município de Itinga pela Lei nº 1058 de 31 de dezembro de 1943, alcançou a categoria de Distrito através da Lei nº 8.285 de 08 de outubro de 1982, sendo então efetivado o nome de Ponto dos Volantes.

Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17/12/1938, é criado o distrito de Santana do Arassuí, com terras desmembradas do distrito de Itaobim, e anexado ao município de Arassuaí.

Pela lei estadual nº 1058, de 31/12/1943, são desmembrado de Arassuaí, o distrito de Santana do Araçuaí e o povoado de Ponto dos Volantes, passando a fazer parte de Itinga.

Pela lei estadual nº 8285, de 08/10/1982, é criado o distrito de Ponto dos Volantes (ex-povoado), e anexado ao município de Itinga.

Pela Lei nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995 é criado o município de Ponto dos Volantes, com o distrito de distrito de Santana do Araçuaí.

Bandeira e Brasão

Bandeiras da cidade de Ponto dos Volantes, Minas Gerais, Brasil.
Brasão da cidade de Ponto dos Volantes, Minas Gerais, Brasil.

Geografia

População [2022]: 10883 (IBGE)

Densidade Demográfica [2022]: 8.95 hab./km² (IBGE)

Área Total: 1215.47 km² (FJP)

Área Urbanizada [2019]: km² (IBGE)

Divisas:

População

Distrito Criação População % População
Ponto dos Volantes 5567 hab. 51.15%
Santana do Araçuaí 1938 5316 hab. 48.85%
- - 10883 hab. -

Território

Distrito Área Densidade % Área
Ponto dos Volantes 495.30 km² 11.24 hab/km² 40.75%
Santana do Araçuaí 720.17 km² 7.38 hab/km² 59.25%
- 1215.47 km² 8.95 hab/km² -

Aspectos Naturais

Clima:

Temperatura:

Índice Médio Pluviométrico Anual:

Hidrografia:

Bioma: Mata Atlântica

Vegetação:

Fauna:

Relevo:

Altitude Máxima:

Altitude Mínima:

Economia

Agropecuária:

Extrativismo:

Indústria:

Comércio e Serviços:

Impostômetro | Arrecadação de Impostos 2019 a 2022:

2019: 2020: 2021: 2022:

Mais Dados:

PIB per capita 9.040,58 R$ [2020]
Receitas de Fontes Externas 93,5 % [2015]
IDHM 0,595 [2010]

Educação

Escolas

EE. Alonzo Barbuda (Sede - Centro)

EE. Santana Do Araçuaí (Av. Joaíma)

EE. De Ensino Médio (Fazenda Virgem Das Graças)

EM Esperança Da Silva França (Sede - Rua Marechal Da Fonseca)

EM Antonio Rodrigues (Sede - Rua Pedacinho Do Céu)

EM Maria Geralda Miranda Brito Salomão (Sede - Rua Olinto Veiga Campos)

Centro Educacional Rei Davi (Sede - Privada)

EM De Virgem Das Graças (Povoado Virgem Das Graças), EM Modesto Da Costa (Povoado Do Morais), EM Antonio Jose Da Silva (Faz Anta Podre), EM Angelo Gomes (Povoado Boa Vista De Santana), EM Princesa Izabel (Fazenda Anta Podre), EM Cônego Carlos (Fazenda Pilões), EM Durval De Castro Pinto (Faz Boa Sorte) **, EM Durval Chaves (Faz Córrego Cardoso) **, EM Epaminondas Matos (Córrego Pedra Alta), EM Judith Alves Sicupira (Córrego Esperança), EM João José Da Silva (Fazenda Córrego Dos Verdes), EM Antonio Gomes (Fazenda Travessão) **, EM João Azevedo Junior (Povoado Córrego Seco I)

Escolarização de 6 a 14 anos 96 % [2010]
IDEB – Anos iniciais do E.F 5,0 [2021]
IDEB – Anos finais do E.F - [2021]
Escolas: E.F 15 escolas [2021]
Escolas: E. Médio 3 escolas [2021]

Cultura & Turismo

Datas Comemorativas, Festas tradicionais e Festivais

21 de Dezembro - Dia da Emancipação Política do Município

Relação de Bens Protegidos pelo Município, pela União ou pelo Estado

Conj Paisag. da bacia do rio Jequitinhonha (Proteção Estadual)
Arte em Barro do Jequitinhonha (Proteção Estadual)

Esporte

Bairros, Distritos e Comunidades Rurais

Distritos de Ponto dos Volantes

Atualmente são apenas 2 distritos, Ponto dos Volantes (distrito-sede) e Santana do Araçuaí.

Ponto dos Volantes

O distrito-sede de Ponto dos Volantes tem uma área de 495,30 km² dos 1215,47km², ou seja, 40.75% do território .

Santana do Araçuaí

O distrito de Santana do Araçuaí tem uma área de 720,17 km², ou seja, 59.25% do território, a lei de criação do distrito é a Decreto-Lei Estadual Nº 148 de 17/12/1938.

Comunidades Rurais nos dois distritos

Algumas delas são:

Esperança, Calisto, Córrego dos Bois Pedra dos Lopes, Córrego Seco, Travessão, Frades, Guariba, Muquém, Córrego do Mel, Morais, Coelhos, Barra do Cardoso, Córrego dos Verdes, Cachoeirinha, Cardoso, Serrador, Marinheiros, Córrego Novo II, Lages, Córrego Novo I, Anta Pobre, Urucu, Lagoa Encoberta, Benedito, Córrego do Chapeu, Córrego Seco I, Córrego Seco II, Pedra dos Lopes, Esperança, Pilões, Anta-Podre, Jenipapo, São Joanico, e Santana.

Santana do Araçuaí:

Povoado de Morais, Povoado de Virgem das Graças (Taboca), Povoado de Boa Vista de Santana (Palha), Povoado Astraluta, Santa Terezinha e Pedra Alta

Mapa da Cidade de Ponto dos Volantes

Tempo na Cidade de Ponto dos Volantes

Distâncias

Distância Entre Ponto dos Volantes e Belo Horizonte:

Distância Entre Ponto dos Volantes e Teófilo Otoni:

Distância Entre Ponto dos Volantes e Almenara:

Distância Entre Ponto dos Volantes e Araçuaí:

Distância Entre Ponto dos Volantes e Capelinha:

Distância Entre Ponto dos Volantes e Diamantina:

Distância Entre Ponto dos Volantes e Pedra Azul:

Fonte: IBGE

Fonte: Fundação João Pinheiro

Fonte: Site da Prefeitura de Ponto dos Volantes

Fonte: Iepha