Home > História de Bertópolis

História de Bertópolis

Fundada em 1 de março de 1963, a cidade que faz parte da microrregião de Nanuque, na mesorregião do Vale do Mucuri, Bertópolis tem um total de 427,38 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Umburaninha, sendo um município da região de influência da Capital Regional Teófilo Otoni, fazendo divisa com os municípios de Palmópolis, Rio do Prado, Santa Helena de Minas, Machacalis, Umburatiba, Felisburgo, Itanhém (BA), sendo os nascentes na cidade chamados de bertopolitano.

Bertópolis-MG

Fundada em 1 de março de 1963, a cidade que faz parte da microrregião de Nanuque, na mesorregião do Vale do Mucuri, Bertópolis tem um total de 427,38 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Umburaninha, sendo um município da região de influência da Capital Regional Teófilo Otoni, fazendo divisa com os municípios de Palmópolis, Rio do Prado, Santa Helena de Minas, Machacalis, Umburatiba, Felisburgo, Itanhém (BA), sendo os nascentes na cidade chamados de bertopolitano.

História de Bertópolis

Primeiros Habitantes

Até o final da primeira década do século XX, apenas os indígenas da tribo Machacalis habitavam a região Pastoril de Nanuque, onde hoje se situa Bertópolis.

Povoamento

A partir de então, vários posseiros marcaram suas presenças no Vale do Ribeirão das Umburanas. Dentre pioneiros, mereceu especial destaque o Sr. Berto Gonçalves da Cruz, fundador do povoado, que por este fato ficou conhecido como Bertos.

Mais tarde, com o surgimento da primeira capela, e escolha de São José como padroeiro da povoação, passou a ser chamada de São José da Boa Vista, alcunha doada por Frei Peregrino Loerakher, pároco de Machacalis (Norte), primeiro Pároco a visitar o Vale do Umburanas.

Desenvolvimento

Os ocupantes das regiões circunvizinhas, atraídos pela notícia da alta fertilidade das margens do Umburanas, pela fundação de uma povoação dentre as encantadoras paisagens, fluiram quase que em massa, povoando rapidamente toda a região, desmatando, formando pastagens e cultivando, favorecendo o crescimento do povoado.

Origem do Nome

Bertópolis é a cidade (polis) de Bertó, tem como origem a homenagem ao pioneiro do Município Berto Gonçalves da Cruz.

Uma curiosidade é que pela lei estadual nº 6769, de 13-05-1976, é criado o distrito de Balbinópolis (ex-povoado de Santa Helena), cuja origem do nome veio da esposa do Sr. fundador do povoado dos Bertos, Sr. Balbina Gonçalves, o nome Santa Helena era uma homenagem a filha Euclides Silveira Tolentino, Maria Helena, devido a doação do pai 40 hectares de terra para criação da comunidade, e após de tornar uma munícipio, retornou ao nome antigo, Santa Helena de Minas.

Etnia Tikmũ’ũn

Na região de Santa Helena de Minas e Bertópolis existe aldeias da etnia Maxakali ou Tikmũ’ũn, com as aldeias em Água Boa, Santa Helena, e Pradinho (Pananî) e Cachoeira em Bertópolis, segundo o Museu do Índio, são 1165 habitantes, cerca de 10.58% da população de Santa Helena e Bertópolis.

Segundo o Museu do Índio, "O nosso povo é chamado por nós de Tikmũ’ũn, mas é também conhecido como Maxakalí. Nossos antepassados habitaram grandes extensões de terra cobertas de Mata Atlântica entre os estados da Bahia e Minas Gerais, mas após a colonização do Vale do Mucuri, nossas terras tradicionais foram ocupadas pelos colonizadores e as matas foram derrubadas. Aos poucos nossos antepassados, que antes percorriam livremente toda a região ficaram cercados em um pequeno pedaço de terra sem mata e coberto por capinzais entre os municípios de Santa Helena de Minas e Bertópolis. Atualmente o povo Maxakalí vive em três pequenas reservas descontínuas no Vale do Mucuri."

Aldeia Maxakali ou Tikmũ’ũn na região de Santa Helena de Minas e Bertópolis, Minas Gerais, Brasil.

Formação administrativa

Surge o Povoado de Bertos

O povoado muda de nome, Bertos para São José da Boa Vista

1948

Distrito criado com a denominação de Bertópolis (ex-povoado de São João da Boa Vista), pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Águas Formosas.

1953

Pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, o distrito de Bertópolis deixa de pertencer ao município Águas Formosas para ser anexado ao novo município de Machacalis (ex-distrito de Norte), que foi elevado à categoria de município por essa mesma lei.

1953

O distrito de Umburaninha foi criado pela Lei Estadual Nº 1.039 de 12/12/1953, desmembrados de Machacalis.

1962

Elevado à categoria de município com a denominação de Bertópolis, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Machacalis. Constituído de 2 distritos: Bertópolis e Umburaninha, ambos desmembrados de Machacalis

1976

Pela lei estadual nº 6769, de 13-05-1976, é criado o distrito de Balbinópolis (ex-povoado de Santa Helena).

1992

Pela lei estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembra do município de Bertópolis, o distrito de Balbinópolis. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Helena de Minas.

Bandeira e Brasão

Bandeiras da cidade de Bertópolis, Minas Gerais, Brasil.
Brasão da cidade de Bertópolis, Minas Gerais, Brasil.

Geografia

População

O IBGE estima que em 2021 a cidade tenha uma população estimada em 4.609 habitantes, com a densidade demográfica em 2021 sendo de 10.78 hab./km²

Distrito Área
Bertópolis 210,87
Umburaninha 216,51
Total 427,38

Aspectos Naturais

Clima:

Índice Médio Pluviométrico Anual:

Hidrografia:

Bioma: Mata Atlântica

Vegetação:

Fauna:

Relevo:

Altitude:

Economia

Agropecuária:

Extrativismo:

Indústria:

Comércio e Serviços:

Impostômetro | Arrecadação de Impostos 2019 a 2022:

2019: 2020: 2021: 2022:

Economia

PIB per capita 9.959,38 R$ [2020]
Receitas de Fontes Externas 96,2 % [2015]
IDHM 0,594 [2010]

Educação

Escolarização de 6 a 14 anos 83,9 % [2010]
IDEB – Anos iniciais do E.F 5,2 [2021]
IDEB – Anos finais do E.F 4,3 [2021]
Matrículas no E.F 972 matrículas [2021]
Matrículas no E. Médio 167 matrículas [2021]
Docentes no E.F 83 docentes [2021]
Docentes no E. Médio 23 docentes [2021]
Escolas: E.F 5 escolas [2021]
Escolas: E. Médio 2 escolas [2021]

Cultura

Bertópolis é muito conhecida por sua tradição, quando comemora-se a festa do Padroeiro São João Batista nos dias 21, 22, 23 e 24 de Junho, a cidade recebe uma grande quantidade de visitantes, aproximadamente 2.000 pessoas. A festa é muito popular e ganha mais espaço a cada ano. E essa festa de São João Batista a cada ano está melhor.

O São João é comemorado com festas, barraquinhas típicas, danças, quadrilhas, comidas regionais e o que é melhor com o reencontro dos familiares ou de moradores que estão fora do município e até mesmo fora do Brasil. E essa cidade é um dos maiores pontos turísticos dessa região.

E seus habitantes são muito hospedeiros, o pessoal da zona rural procura se sustentar por conta própria, produzindo lavouras além da produção de corte e engorda de gado, pois como uma cidade do interior essa é uma das alternativas mais praticadas pelos seus habitantes. É uma cidade pacata, sem transtornos envolvendo a sua população. Bertópolis é conhecida também como os Berto ou Bertim de Açúcar.

Datas comemorativas

1 de Março - Dia da Emancipação Política do Município

Igreja São João Batista

Relação de Bens Protegidos pelo Município, pela União ou pelo Estado

Folias de Minas (Proteção Estadual)
Violas de Minas (Proteção Estadual)

Bairros, distritos e comunidades rurais

Distritos de Bertópolis

Atualmente são apenas 2 distritos, Bertópolis (distrito-sede) e Umburaninha.

Bertópolis (distrito-sede)

O distrito-sede de Bertópolis tem uma área de 210,87 km², de um total de 427,38km², ou seja, 49,34% da area do município.

Umburaninha

O distrito de Umburaninha foi criado pela Lei Estadual Nº 1.039 de 12/12/1953, e tem uma área de 216,51 km², ou seja, 50,66% do município.

Mapa do Distrito de Umburaninha

Comunidades Rurais

Algumas delas são:

Mapa da Cidade de Bertópolis

Tempo na Cidade de Bertópolis

Distâncias

Distância Entre Bertópolis e Belo Horizonte:

Distância Entre Bertópolis e Teófilo Otoni:

Distância Entre Bertópolis e Almenara:

Distância Entre Bertópolis e Araçuaí:

Distância Entre Bertópolis e Capelinha:

Distância Entre Bertópolis e Diamantina:

Distância Entre Bertópolis e Pedra Azul:

Fonte: IBGE

Fonte: Fundação João Pinheiro

Fonte: Site da Prefeitura de Bertópolis

Fonte: Iepha