Home > Microrregião de Nanuque > Águas Formosas >

História de Águas Formosas

Fundada em 17 de dezembro de 1938 (86 anos), a cidade que faz parte da Microrregião de Nanuque, na mesorregião do Vale do Mucuri, Águas Formosas tem um total de 817.93 km², com uma população de 18448 habitantes, divididos entre o distrito-sede, e o distrito de Água Quente, sendo um município Capital Regional Teófilo Otoni, fazendo divisa com os municípios de Crisólita, Machacalis, Fronteira dos Vales, Joaíma e Novo Oriente de Minas, sendo os nascentes na cidade chamados de aguasformosense.

Águas Formosas-MG

Fundada em 17 de dezembro de 1938 (86 anos), a cidade que faz parte da Microrregião de Nanuque, na mesorregião do Vale do Mucuri, Águas Formosas tem um total de 817.93 km², com uma população de 18448 habitantes, divididos entre o distrito-sede, e o distrito de Água Quente, sendo um município Capital Regional Teófilo Otoni, fazendo divisa com os municípios de Crisólita, Machacalis, Fronteira dos Vales, Joaíma e Novo Oriente de Minas, sendo os nascentes na cidade chamados de aguasformosense.

História de Águas Formosas

Os Machacalis foram os primitivos habitantes da região Pastoril de Nanuque onde hoje se situa o município de Águas Formosas. A partir de 1891, deu-se início a exploração do Vale do Pampã pelo homem branco. Entre 1890 e 1899, chegaram à região os primeiros moradores fugindo da seca do nordeste do país e em busca da planta medicinal Poaia, que abundava nas matas do desconhecido Vale do Pampã.

Atraídos pelo verde abundante e pela fertilidade de suas terras, fixaram-se às margens do Rio Pampã, iniciando a formação do povoado de São Boa Ventura de Águas Belas. A pecuária serviu-lhes de atividade econômica e o artesanato de couro, madeira e ferro supria-lhes as primeiras necessidades de instrumentos e conforto. Cresceu a comunidade, vindo a transformar-se no atual Município.

Origem do Nome

Por ter sido o primitivo núcleo fundado defronte à foz do Córrego Águas Belas, afluente esquerdo do Rio Pampã, tomou o povoado seu nome, alterado posteriormente para Águas Formosas.

Distritos

Machacalis, Bertópolis, Crisólita e Umburatiba, antes de se tornarem município, foram distritos de Águas Formosas.

Segundo Frei Samuel Tetteroo, no ano de 1922, no distrito do Pampa, mais do que em qualquer outro deste município, se está desenvolvendo a indústria pastoril. No último censo, o curato do Pampa deu um resultado de 15 mil habitantes.

Barra do Descoberto é a povoação embrião de Águas Formosas, iniciada por Sr. Miguel idos de 1920, à margem do ribeirão da Água Quente, afluente do rio Pampa, onde o córrego Descoberto fazia barra no mesmo.

Comercinho do Tomba Virou

Abriu-se a primeira clareira. Levantou-se o primeiro casebre de pau-apique e coberto de cavacos. Seus primeiros exploradores foram os Srs. Lourenço Ferreira Lopes, o irmão deste, João Bussu Ferreira Lopes, Cypriano Cangalha e Joaquim Lemos. O Sr. Joaquim Lemos tomou a iniciativa de fazer nas cabeceiras do Pampam, um comércio. Auxiliado por outros posseantes comprou em 1892 a Cypriano Cangalha, por cem mil réis, uma capoeira que este possuía no local da atual sede do distrito, na qual o Sr. Francisco Ferreira, no dia 17 de junho de 1892, começou a construção da primeira casa. O povoado recém-criado ficou conhecido como “Comercinho do Tomba” ou “comercinho do Tomba Virou”. Também “Tomba Virou” foi o nome dado à pedra onde nasce o Rio Pampam podendo ter auxiliado nesta primeira designação do lugar

Lentamente o Comercinho do Tomba Virou se desenvolvia. Dali partiram de machado às costas os roceiros que tomaram várias direções: a Leste, para o Vale do Alcobaça; ao Sul, para o Mucuri; à altura do Córrego Água Quente alcançaram as suas cabeceiras, povoando-as. As clareiras eram abertas. O casebre edificado e o roçado plantado. Um após outro, os afluentes do Pampam iam sendo desbravados: Córregos do Mascate, Novo, da Saia, da Sussuarana, do Candinho, da Frente, da Lagoa, Coruja, Água Quente, Águas Belas.

Expansão

Na margem direita do Rio Negro, na sua confluência com o Pampam. O desbravador junto a alguns companheiros, fundou o primeiro agrupamento humano, após a sua partida do Tombo Virou, no ano de 1905. Abílio Gomes de Azevedo fazendo-se proprietário de uma pequena gleba deixa-a povoa por aqueles que chegam as margens do Rio Negro. Os Srs. Aristides Nunes Pereira, Hermógenes Ferreira e Vicente Calmon inauguram à Povoação do Bom Jesus do Rio Negro, desenvolvida graças ao advento da estrada que foi aberta da estação de Urucu a cidade de Jequitinhonha.

Neste lugar os operários da estrada já haviam levantado as suas barracas, bem como já existiam algumas cabanas cobertas de cascas de árvores. Pelos primeiros posseiros que aí já se tinham fixado, quatro anos antes. Então a 01 de dezembro de 1907, o Frei Patrício Meijer abençoou as matas do Pampam, com a primeira missa celebrada numa tosca igrejinha,feita de pau-a-pique pelo Sr. Vicente Calmon de Almeida, com os trabalhadores da estrada e o povo dos arredores. Um ano depois, a 03 de dezembro de 1908, o padre Frei Samuel rezou missa em Rio Negro (Crisólita). Seguindo viagem, no dia 10 de dezembro do mesmo ano, celebrou a primeira missa no Comercinho do “Tomba Virou”.

Águas Formosas

O Frei Samuel Tetteroo, O.F.M. religioso da Ordem dos Franciscanos, de nacionalidade holandesa, autêntico missionário, excursionava pelas matas do Vale do Pampam, plantando a semente do Evangelho. Há muitos anos residia no Brasil, mas agora pertencia à Freguesia da Imaculada Conceição, da cidade de Teófilo Otoni. Desde o ano de 1908 vigiava por aquelas agrestes paragens. A floresta era entrecortada pelos cursos perenes e límpidos do Pampam e seus numerosos afluentes e pela estrada de pedestres que se estendia do Urucu a Jequitinhonha.

Durante todas as suas longas caminhadas. O missionário jamais divisara na região um panorama tão encantador: uma vasta planície tendo aos fundos colinas que se fortaleciam numa cadeira de montanhas, crescendo para o norte até o “Tomba Virou” e que poderia ser a sede de um futuro núcleo comunitário, vindo a facilitar a penetração da civilização entre os povoados de São José do Pampam e o Rio Negro.

Antes de concluir o pensamento, vem-lhe ao encalço uma missão de posseiros chefiada por um sertanejo jovem, de nome Cezário Matias de Almeida que representando os demais, mostra-se firme em sua resolução de fundar naquele lugar um Comércio, para o qual adquirira umas terras, à margem direita do Pampam, junto à embocadura do Córrego Águas Belas, pertencentes ao Sr. José Vicente. Diante do sacerdote, solicitavam apoio à iniciativa do qual receberam total aprovação. Seguiram todos para a casa do Sr. José Vicente, a fim de esboçarem os primeiros planos para a povoação.

Povoado de São Boaventura de Águas Belas

Era o dia 20 de dezembro de 1913 e na residência do referido Sr. José Vicente achavam-se à espera do padre, os principais habitantes dos arredores, isto, do Rio Pampam, dos Ribeirão de Águas Belas, Bananal ou da Coruja e da Mutuca, pois, antes de tudo, queiram que o “vigário” marcasse o lugar para a construção da capela e em redor desta, cada um escolheria um pedaço para a sua casa. Depois de ter o Freo Samuel escolhido o local para a igreja e delineado ligeiramente a planta da futura povoação, recomendou construírem-se todas as casas separadas umas das outras, numa distância mínima de dois metros. Nesta recomendação, porém, foi atendido só no princípio.

Em seguida propôs Frei Samuel aclamarem São Boaventura, Padroeira da futura capela e nomearem a povoação de São Boa Ventura de Águas Belas. Aceitas estas propostas foi o Sr. Cezário incumbido da construção da capela. No ano seguinte, 15 de novembro de 1914, começaram a construção das primeiras casas.

Em 20 de junho de 1915, quando Frei Samuel vem benzer o cruzeiro do adro da igreja, levantado na semana anterior, começa a construção da capela. A capela de São Boaventura de Águas Belas foi inaugurada pelo Ver. Padre Frei Kerubim Breumelhof, no dia 14 de julho de 1917, dia da Festa do Santo Padroeiro, tendo a povoação, a esse tempo, já uma 200 casas.

Mudança de Sede

Com a decadência de São José do Pampam ou pampã, hoje Fronteira dos Vales, foi a sede do distrito transferida para São Boaventura de Águas Belas, em 07 de setembro de 1923, pela Lei no. 843, passando o distrito a chamar-se Distrito de Águas Belas.

A Câmara Municipal de águas Formosas foi instalada oficialmente no dia 4 de janeiro de 1947. A instalação do serviço telegráfico foi em 03 de setembro de 1950, sendo o primeiro telegrafista José João Rodrigues.

Formação Administrativa

1857

Freguesia criada, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição da Filadélfia, pela Lei Provincial n.º 808, de 03-07-1857, confirmada sua criação pela Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Minas Novas.

1878

Elevado à categoria de vila com a denominação de Teófilo Otoni, pela Lei Provincial n.º 2.486, de 09-11-1878, sendo desmembrado de Minas Novas. Sede na povoação de Nossa Senhora da Conceição de Filadélfia. Constituído de 2 distritos: Teófilo Otoni e Malacacheta, criado pela mesma Lei acima citada e pela Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891. Instalado em 25-03-1881.

1911

Distrito criado com a denominação de São José do Pampan (Fronteira dos Vales), pela lei provincial nº 556, de 30-08-1911, subordinado ao município de Teofilo Otoni.

1923

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Pampan perdeu a sede do distrito para o povoado de São Boaventura de Águas Belas (Águas Formosas), que passou a chamar-se Águas Belas, sendo Pampan reduzido a povoado.

1938

Pelo decreto estadual nº 88, de 30-03-1938, o distrito de Águas Belas passou a denominar-se São José das Águas Belas.

1938

Pela lei estadual nº 148, de 17/12/1938, Elevado à categoria de município com a denominação de Águas Belas, desmembrado de Teófilo Otoni. Sede no atual distrito de Águas Belas (ex-São José das Águas Belas, e ex-São Boaventura), levando consigo os distritos de Umburanas (ex-povoado de Comercinho dos Gangás), além de criar o distrito de Rio Negro (ex-povoado de do Bom Jesus do Rio Negro, hoje Crisólita), Norte (Machacalis), Bertópolis (ex-povoado de São João da Boa Vista) e Pampã (ex-São José do Pampan, antiga sede do distrito).

1943

Pelo decreto estadual nº 1058, de 31/12/1943, o município de Águas Belas passou a denominar-se Águas Formosas, o distrito de Rio Negro a chamar-se Crisólita, e Umburanas a denominar-se Umburatiba.

1953

Pela lei estadual nº 1039, de 12/12/1953, desmembra do município de Águas Formosas o distrito de Norte. Elevado à categoria de município de Machacalis.

1962

Pela lei estadual nº 2764, de 30/12/1962, desmembra do município de Águas Formosas os distritos de Pampã e Umburatiba, ambos elevados à categoria de município.

1993

Pela lei estadual nº 12030, de 21/12/1995, desmembra do município de Águas Formosas o distrito de Crisólita. Elevado à categoria de município.

2001

Pela lei nº 1070, de 15/10/2001, é criado o distrito de Água Quente, e anexado ao município de Águas Formosas.

Bandeira e Brasão da Cidade de Águas Formosas

Geografia

População [2022]: 18448 (IBGE)

Densidade Demográfica [2022]: 22.55 hab./km² (IBGE)

Área Total: 817.93 km² (FJP)

Área Urbanizada [2019]: 3.16 km² (IBGE)

Divisas: Crisólita, Machacalis, Fronteira dos Vales, Joaíma e Novo Oriente de Minas

População

Distrito Criação População % População
Águas Formosas 15740 hab. 85.32%
Água Quente 2001 2708 hab. 14.68%
- - 18448 hab. -

Território

Distrito Área Densidade % Área
Águas Formosas 567.15 km² 27.75 hab/km² 69.34%
Água Quente 250.78 km² 10.80 hab/km² 30.66%
- 817.93 km² 22.55 hab/km² -

Aspectos Naturais

Clima:

Temperatura: Média anual 22,4°C

média máxima anual 29,3°C

média mínima anual 17,5°C

Índice Médio Pluviométrico Anual:

Hidrografia:

Principais cursos d'agua: Rio Pampam (ou rio Pampã) e Rio Itanhém.

Bacias Hidrográficas: Bacia do Rio Mucri, Bacia do Itanhém.

Bioma: Mata Atlântica

Vegetação:

Fauna:

Relevo:

Altitude: Máxima: 961 m - Cabeceiras do Ribeirão Pampa

Mínimo: 251 m - Rio Pampa

Economia

Agropecuária:

Extrativismo:

Indústria:

Comércio e Serviços:

Impostômetro | Arrecadação de Impostos 2019 a 2022:

2019: 2020: 2021: 2022:
PIB per capita 13.197,50 R$ [2020]
Receitas de Fontes Externas 85 % [2015]
IDHM 0,645 [2010]

Educação

Escolarização de 6 a 14 anos 96,6 % [2010]
IDEB – Anos iniciais do E.F 5,4 [2021]
IDEB – Anos finais do E.F 4,7 [2021]

Turismo

Turismo Histórico-Cultural: Mercado Municipal, Paróquia de São Boaventura, Praça Mestra Diola Quadra e Parque de Exposição Olinto Medrado

Turismo Histórico-Cultural (Praças): Praça do Gameleira, Praça Minas Gerais, Praça Aurino M Ruas,

Folclore e Tradição:

Ecoturismo: Cachoeira de Zuada Praça, Pedra do Leonídio, Rio Pampã

Turismo Rural: -

Turismo Científico:

Turismo de Aventura: Mergulho, Canoagem (canoa ou caiaque), Trekking, Escalada. Embora não tenha estrutura existe o potencial de se praticar Rapel, Bungee jumping, Paraquedismo.

Turismo de Esportes: Estádio Miragem Country Clube, Estádio Pinheirão

Turismo de Negócios: -

Turismo Gastronômico: -

Turismo Religioso:

Turismo de Lazer:

Sino da Matriz de São Boaventura

Cultura

Datas Comemorativas

17 de Dezembro - Dia da Emancipação Política do Município

Relação de Bens Protegidos pelo Município, pela União ou pelo Estado

Sino da Matriz de São Boaventura Matriz de São Boaventura | Pç Mestra Diola s/nº
Conj Paisag da Cachoeira Salto da Zuada | Fazenda Nicarágua - Distrito de Água Quente
Roda de Capoeira e/ou Ofício de Mestre da Capoeira (Proteção Federal)
Folias de Minas (Proteção Estadual)
Violas de Minas (Proteção Estadual)

Bairros, Distritos e Comunidades Rurais

Distritos de Águas Formosas

Atualmente são apenas 2 distritos, Águas Formosas (distrito-sede) e Água Quente.

Águas Formosas (distrito-sede)

O distrito-sede de Águas Formosas tem uma área de 567,15 km², de um total de 817,93km², ou seja, 69,34% da área do município.

Água Quente

O distrito de Água Quente foi criado pela Lei Municipal Nº 1.070 de 15/10/2001, e tem uma área de 250,78 km², ou seja, 30,66% do município.

Mapa de Água Quente

Mapa da Cidade de Águas Formosas

linha na Cidade de Águas Formosas

Distâncias

Distância Entre Águas Formosas e Belo Horizonte:

Distância Entre Águas Formosas e Teófilo Otoni:

Distância Entre Águas Formosas e Almenara:

Distância Entre Águas Formosas e Araçuaí:

Distância Entre Águas Formosas e Capelinha:

Distância Entre Águas Formosas e Diamantina:

Distância Entre Águas Formosas e Pedra Azul:

Fontes:

Tetteroo, Frei Samuel. O Município de Teófilo Otoni: Notas Históricas e Chorográficas.

IBGE

Fundação João Pinheiro

Iepha

Site da Prefeitura de Águas Formosas

Site da Câmara de Vereadores de Águas Formosas

Fonte: IBGE

Fonte: Fundação João Pinheiro

Fonte: Site da Prefeitura de Águas Formosas

Fonte: Iepha