Home > História de Rubim

História de Rubim

Fundada em 31 de dezembro de 1943, a cidade que faz parte da microrregião de Teófilo Otoni, na mesorregião do Vale do Mucuri, Rubim tem um total de 965,86 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Itapiru, sendo um município da região de influência de Almenara, fazendo divisa com os municípios de Almenara, Rio do Prado, Palmópolis, Jacinto, Santo Antônio do Jacinto, Felisburgo e Jequitinhonha., sendo os nascentes na cidade chamados de rubinense.

Rubim-MG

Fundada em 31 de dezembro de 1943, a cidade que faz parte da microrregião de Teófilo Otoni, na mesorregião do Vale do Mucuri, Rubim tem um total de 965,86 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Itapiru, sendo um município da região de influência de Almenara, fazendo divisa com os municípios de Almenara, Rio do Prado, Palmópolis, Jacinto, Santo Antônio do Jacinto, Felisburgo e Jequitinhonha., sendo os nascentes na cidade chamados de rubinense.

História de Rubim

Ao cidadão Tiago José de Almeida, em data que não se pode precisar, cabe a primazia de ser o primeiro desbravador da região onde se acha o município de Rubim. Ali aportou acompanhado de dois camaradas, levando consigo um animal de carga e várias ferramentas agrícolas, em busca de pedaço de terra onde se pudesse arranchar.

Era o território de então habitado por indígenas, cujo principal aldeamento ficava no local em que hoje se encontra a sede da Fazenda Iracema. A presença do homem branco civilizado provocou, como era de se esperar, grande rebuliço entre os silvícolas que, apesar de serem em maior número, foram obrigados a se retirar para outro sítio mais afastado.

Nessa época, surge na região, vindo do Estado da Bahia, com ordens de ali arranchar e expulsar os índios, um engenheiro cujo nome se ignora; cumprindo as instruções recebidas, após tremenda lutas com os primitivos habitantes, conseguiu expulsá-los para as matas de Umburana.

“Livre o terreno”, o citado engenheiro fez grande derrubada de matas, plantou lavouras, semeou diversas sementes e desapareceu meses depois, para nunca mais voltar. Com sua ausência e completa falta de notícias a seu respeito, outras pessoas chegando às paragens, apoderaram-se dos locais beneficiados e das lavouras já florescentes.

Sucedendo a Tiago José de Almeida e ao engenheiro baiano, surge na região o Senhor Quinto Fernandes Ruas, filho de tradicional família de Pedra Azul, que procurou se apossar de um pedaço de terra que, em pouco tempo, já era um “mangueiro”.

Quinto, homem lutador, idealista e grande amigo de todos aqueles que demandavam o local, tudo facilitava e, em pouco tempo, vinha de surgir um pequeno núcleo populacional que ficou cognominado União, nome escolhido pelos primeiros moradores devido à harmonia e completa “união” que existia entre os seus habitantes.

Com o nome de União, permaneceu até 1923, quando, pela Lei estadual número 843, foi criado o distrito de Rubim, com sede no povoado mencionado. Em 1943 foi o distrito de Rubim elevado à categoria de município, e hoje a cidade de Rubim tem na pessoa do Sr. Quinto Fernandes Ruas o patrono de sua fundação.

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Rubim, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, com terras desmembradas do distrito de São João da Vigia, subordinado ao município de Jequitinhonha.

Pelo decreto-lei nº 58, de 12-01-1938, o distrito de Rubim foi transferido do município de Jequitinhonha para constituir o novo município de Município de Vigia.

Elevado à categoria de município com denominação de Rubim, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, desmembrado de Almenara (ex-Vigia), sendo o distrito de Rio do Prado, desmembrado de Jequitinhonha, e realocado para Rubim.

Pela lei nº 1039, de 12-12-1953, é criado o distrito de Itapiru (ex-povoado) e anexado ao município de Rubim, além de desmembrar-se do município de Rubim o distrito de Rio do Prado, elevado à categoria de município.

Bandeira e Brasão

Bandeiras da cidade de Rubim, Minas Gerais, Brasil.
Brasão da cidade de Rubim, Minas Gerais, Brasil.

Geografia

População

O IBGE estima que em 2021 a cidade tenha uma população estimada em 10.269 habitantes, com a densidade demográfica em 2021 sendo de 10.63 hab./km²

Distrito Área
Rubim 596,90
Itapiru 368,96
Total

Aspectos naturais

Clima: semiárido

Bioma: Mata Atlântica

Economia

PIB per capita 9.918,58 R$ [2020]
Receitas de Fontes Externas 95,9 % [2015]
IDHM 0,609 [2010]

Educação

Escolarização de 6 a 14 anos 98,3 % [2010]
IDEB – Anos iniciais do E.F 5,2 [2021]
IDEB – Anos finais do E.F 4,7 [2021]
Matrículas no E.F 1.074 matrículas [2021]
Matrículas no E. Médio 286 matrículas [2021]
Docentes no E.F 56 docentes [2021]
Docentes no E. Médio 29 docentes [2021]
Escolas: E.F 4 escolas [2021]
Escolas: E. Médio 2 escolas [2021]

Cultura & Turismo

Datas Comemorativas, Festas tradicionais e Festivais

31 de Dezembro - Dia da Emancipação Política do Município

Relação de Bens Protegidos pelo Município, pela União ou pelo Estado

Conj Paisag. da bacia do rio Jequitinhonha (Proteção Estadual)
Roda de Capoeira e/ou Ofício de Mestre da Capoeira (Proteção Federal)
Folias de Minas (Proteção Estadual)
Violas de Minas (Proteção Estadual)

Bairros, Distritos e Comunidades Rurais

Distritos de Rubim

Atualmente são apenas 2 distritos, Rubim (distrito-sede) e Itapiru.

Rubim

O distrito-sede de Rubim tem uma área de 596,90km² dos 965,86km², ou seja, 61,80% do território.

Itapiru

O distrito de Itapiru tem uma área de 368,96 km², ou seja, 38,20% do território, a lei de criação do distrito é a Lei Estadual Nº 1.039 de 12/12/1953.

Comunidades Rurais

Algumas delas são:

Mapa da Cidade de Rubim

Tempo na Cidade de Rubim

Distâncias

Distância Entre Rubim e Belo Horizonte:

Distância Entre Rubim e Teófilo Otoni:

Distância Entre Rubim e Almenara:

Distância Entre Rubim e Araçuaí:

Distância Entre Rubim e Capelinha:

Distância Entre Rubim e Diamantina:

Distância Entre Rubim e Pedra Azul:

Fonte: IBGE

Fonte: Fundação João Pinheiro

Fonte: Site da Prefeitura de Rubim

Fonte: Iepha