Home > História de Itaipé

História de Itaipé

A cidade que faz parte da microrregião de Teófilo Otoni, na mesorregião do Vale do Mucuri, Itaipé tem um total de 480 km², existindo apenas o distrito-sede, sendo um município da região de influência da Capital Regional Teófilo Otoni, fazendo divisa com os municípios de Novo Cruzeiro, Caraí, Catuji, Ladainha e Teófilo Otoni, sendo os nascentes na cidade chamados de itaipeense.

Itaipé-MG

A cidade que faz parte da microrregião de Teófilo Otoni, na mesorregião do Vale do Mucuri, Itaipé tem um total de 480 km², existindo apenas o distrito-sede, sendo um município da região de influência da Capital Regional Teófilo Otoni, fazendo divisa com os municípios de Novo Cruzeiro, Caraí, Catuji, Ladainha e Teófilo Otoni, sendo os nascentes na cidade chamados de itaipeense.

História de Itaipé

Primeiros Habitantes

Nos primórdios, os habitantes da região de Teófilo Otoni, onde hoje se situa o município de Itaipé, foram indígenas, não se sabendo ao certo a que tribo pertenciam.

Primeiros Moradores

Os primeiros habitantes da região foram os empregados da fazendo de Joaquim Esteves da Silva Pereira. Segundo o IBGE, por volta de 1860, chegou ao local o Sr. Francisco Ramos da Cruz, sua esposa, alguns filhos e serviçais (habitantes de Araçuaí), se apossando de vasta área de terra devoluta, na perspectiva de exploração agropecuária. Construiu-se a primeira casa nas margens do Rio Preto, onde iniciou a formação de um núcleo populacional, hoje sede municipal.

Criação do Distrito

Em 1911 foi criado o distrito, pertencendo ao município de Teófilo Otoni. Neste período o local passou a ser denominado de Arraial Itahypé, devido o descobrimento de lavras de pedras semipreciosas, a construção da capela e consequentes visitas de missionários, e o ativo comércio de madeiras contribuíram para a evolução do povoado que já em 1917 contava com grande número de moradores.

Emancipação Política

Em 1923, foi alterado de Arraial Itahypé para somente Itaipé, vindo em 1938, torna-se distrito do município de Novo Cruzeiro e tendo sua emancipação política em 1962.

Origem do Nome

São duas versões sobre a origem do topônimo: para uns, dada a quantidade de pedra (ita) e madeira (ipe) existentes na região. Para outros, significa ″Rio ao pé da pedra″ (Ita=pedra, I=rio e Pé+pé) ou Tupi-guarani Ita-pedra + Hipe=rios, talvez pelo fato de o rio que banha a localidade nascer no pé da ″Pedra do Gado″.

Formação Administrativa

Segundo o IBGE, por volta de 1860, chegou ao local o Sr. Francisco Ramos da Cruz, sua esposa, alguns filhos e serviçais (habitantes de Araçuaí), se apossando de vasta área de terra devoluta, na perspectiva de exploração agropecuária

Pela Lei Estadual n.º 556, de 30-08-1911, O povoado de Rio Preto se torna Distrito, subordinado ao município de Teófilo Otoni (sendo chamado não oficialmente pelos locais de Arraial Itahypé).

Pela Lei Estadual n.º 843, de 07-09-1923, o distrito de Rio Preto tomou a denominação de Itaipé.

Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 1058, de 31-12-1943, o distrito de Itaipé, foi transferido do município de Teófilo Otoni, para formar o novo município de Novo Cruzeiro.

Pela Lei Estadual n.º 2764, de 30-12-1962, e elevado à categoria de município com a denominação de Itaipé, desmembrado do município de Novo Cruzeiro, constituído de 2 distritos: Itaipé e Catugi (distrito), ambos desmembrados de Novo Cruzeiro.

Pela Lei Estadual n.º 12030, de 21-12-1995, desmembra do município de Itaipé o distrito de Catuji, tornando-se um município.

Bandeiras da cidade de Itaipé, Minas Gerais, Brasil.
Brasão da cidade de Itaipé, Minas Gerais, Brasil.

Geografia

População

O IBGE estima que em 2021 a cidade tenha uma população estimada em 12.910 habitantes, com a densidade demográfica em 2021 sendo de 26.90 hab./km². Em 2010 a população urbana do município é de 4.943 habitantes (41,9%) (todos na sede) e 6.855 na Zona Rural (58,1%).

Divisão da Cidade de Itaipé - Fonte: Facebook

Aspectos Naturais

Clima:

Temperatura: Média anual 22,4°C

Média máxima anual 29,3°C

Média mínima anual 17,5°C

Índice Médio Pluviométrico Anual:

Hidrografia:

Bacias Hidrográficas: Bacia do Rio Mucuri.

Principais cursos d'agua: Ribeirão Monte Alto, Rio Preto.

Relevo:

Bioma: Mata Atlântica

Vegetação:

Fauna:

Relevo: montanhoso e ondulado (cerca de 70%).

Altitude Máxima: Máxima: 1.258 m - Pedra d'Água

Altitude Mínima: Mínima: 304 m Foz do Rio Preto - que nasce na Pedra do Gado, corta todo o município, fazendo parte da bacia do Rio Mucuri.

Economia

Agropecuária:

Agricultura: A maioria da população está na zona rural, a cidade conta com Feira da Agricultura Familiar, e o PAB - Programa Alimenta Brasil que permite a aquisição de alimentos adquiridos da agricultura familiar repassados às entidades assistenciais do município, gerando renda aos agricultores locais.

Pecuária: Existe a produção leiteira, além de ações o seminário de bovinocultura de leite.

Extrativismo:

Indústria:

Comércio e Serviços:

Impostômetro | Arrecadação de Impostos 2019 a 2022:

2019: 2020: 2021: 2022:

Mais Dados:

PIB per capita 8.197,44 R$ [2020]
Receitas de Fontes Externas 95,7 % [2015]
IDHM 0,552 [2010]

Educação

Escolarização de 6 a 14 anos 95,3 % [2010]
IDEB – Anos iniciais do E.F 5,2 [2021]
IDEB – Anos finais do E.F 4,7 [2021]
Matrículas no E.F 1.922 matrículas [2021]
Matrículas no E. Médio 491 matrículas [2021]
Docentes no E.F 103 docentes [2021]
Docentes no E. Médio 39 docentes [2021]
Escolas: E.F 12 escolas [2021]
Escolas: E. Médio 2 escolas [2021]

Cultura

Saturnino Rodrigues, nascido em Itaipé, é uma das maiores referências culturais da cidade, sendo ele ilustrador da editora Abril e responsável por muitas de suas capas, com destaque para a Super Interessante, revista portadora de sua primeira capa na edição 300 de Esparta. Itaipé tende-se a desenvolver intensamente na arte das pinturas e ilustrações, por ser grande o número de jovens que praticam bem essa arte, mas não sobrevivem dela.

Datas comemorativas

08 de Setembro - Dia da Padroeira da Cidade (Nossa Senhora da Conceição)

30 de Dezembro - Dia da Emancipação Política do Município

Turismo

Itaipé tem como atração turística o “Lagedão” (popularmente chamado de Bica’s), onde se encontram piscinas, cascatas e escorregadores naturais, contornados por matas nativas. O local está situado próximo à cidade, na estrada que liga Itaipé a Novo Cruzeiro. A cidade tem mais de 22 cachoeiras catalogadas.

Só agora vem sendo despertado a visão turística do local e inicia-se a sua exploração desse segmento com o Projeto Rio das Pedras.

Fonte: Facebook/Itaipé, Minas Gerais, Brazil

Turismo Histórico-Cultural: Biblioteca Municipal, Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, Praça Frei Venceslau.

Ecoturismo: Cachoeira do Bicas (Córrego Monte Alto), Pedra D'água (Comunidade Pedra D'Água), Rio Preto, Pedra do Chifre (Comunidade Pedra do Chifre), Pedra do Gado, Pedra Cajuru,

Relação de Bens Protegidos pelo Município, pela União ou pelo Estado

Folias de Minas (Proteção Estadual)
Violas de Minas (Proteção Estadual)

Esporte

A cidade conta com eventos esportivos como a Corrida Rústica de Itaipé (5km e 10km), Campeonato Municipal de Futsal, Motocross na festa pelo aniversário da cidade, além da escolinha Revelando Talentos, com modalidades como Futebol, Futsal, Handebol, Vôlei e Basquete

4º Corrida Rústica de Itaipé em Itaipé

Bairros, distritos e comunidades rurais

Itaipé (distrito-sede)

A cidade não conta com distritos, apenas a sede composta por nove bairros: São Pedro, Limoeiro, Vale Encantado, Canelão, Jardim de Minas, Centro, Funcionários, e Gameleira, além de diversas comunidades rurais.

Comunidades Rurais Comunidade de Santa Bárbara, Comunidade Pedra D'Água, Comunidade de Genipapinho, Comunidade do Chife, Comunidade de Boa Sorte, Comunidades Rurais de Lages, Córrego Monte Alto, Córrego do Beco e Córrego dos Antônios, Santa Rosa, Santa Rosa II, Brejaúba e Brejaubinha, Córrego Espia Gato, Misterioso e Escola Familiar Agrícola.

Mapa da Cidade de Itaipé

Tempo na Cidade de Itaipé

Distâncias

Distância Entre Itaipé e Belo Horizonte:

Distância Entre Itaipé e Teófilo Otoni:

Distância Entre Itaipé e Almenara:

Distância Entre Itaipé e Araçuaí:

Distância Entre Itaipé e Capelinha:

Distância Entre Itaipé e Diamantina:

Distância Entre Itaipé e Pedra Azul:

Lista de Prefeitos de Itaipé

*Face o falecimento do então prefeito José Gomes da Silva, do qual era vice.
Posse Prefeito Vice-Prefeito
4 de setembro de 1963 Euripedes Batista dos Santos Sinésio Gonçalves de Souza
2 de junho de 1967 José Gomes da Silva Sinésio Gonçalves de Souza
1 de setembro de 1970 Sinésio Gonçalves de Souza* –
2 de fevereiro de 1971 Eurípedes Batista dos Santos José Luiz Fernandes
2 de fevereiro de 1973 João Martins Sena José Rodrigues da Costa
2 de fevereiro de 1977 Eurípedes Batista dos Santos Manoel Rodrigues Jardim
1 de fevereiro de 1983 João Martins Sena Rodolfo Guedes
1 de janeiro de 1989 José Afonso Pereira Silva Ailton Soares da Costa
1 de janeiro de 1993 Eurípides Ramos Batista Enzo Gonçalves Barbosa
1 de janeiro de 1997 Francisco Carlos Rodrigues Sena Luiz Armando Gonçalves
1 de janeiro de 2001 Francisco Carlos Rodrigues Sena Geralda Silva Lucassen
1 de janeiro de 2005 Ernandes Ramos Batista Carlos Henrique Dias Santos
1 de janeiro de 2009 Gilmar Teixeira Nery Durvalino Dias Pinheiro
1 de janeiro de 2012 Gilmar Teixeira Nery Carlos Henrique Dias Santos
1 de janeiro de 2017 Alexsander Rodrigues Batista Adeilson Ferreira de Souza

Fonte: IBGE

Fonte: Fundação João Pinheiro

Fonte: Site da Prefeitura de Itaipé

Fonte: Iepha