Home > História de Franciscópolis

História de Franciscópolis

A cidade que faz parte da microrregião de Teófilo Otoni, na mesorregião do Vale do Mucuri, Franciscópolis tem um total de 712,70 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Antônio Ferreira (Bananal), sendo um município da região de influência de Malacacheta, fazendo divisa com os municípios de Poté, Malacacheta, Água Boa, Itambacuri, sendo os nascentes na cidade chamados de franciscopolitanos.

Franciscópolis-MG

A cidade que faz parte da microrregião de Teófilo Otoni, na mesorregião do Vale do Mucuri, Franciscópolis tem um total de 712,70 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Antônio Ferreira (Bananal), sendo um município da região de influência de Malacacheta, fazendo divisa com os municípios de Poté, Malacacheta, Água Boa, Itambacuri, sendo os nascentes na cidade chamados de franciscopolitanos.

História de Franciscópolis

Primeiros Moradores

Franciscópolis originou-se com a chegada das famílias Campeiro, Quadros, Quardafí, Oliveira e Pego. A economia era a lavoura de subsistência e trabalhos manuais, as famílias enfrentavam conflitos por propriedade de terra, dificuldade financeira e até fome.

O meio de transporte utilizado era o cavalo, e as mercadorias chegavam à cidade em lombo de animais. Quando uma pessoa ficava doente procurava ″raizeiros″ ou ″benzedores″. Somente em 1956 o Senhor Geraldo Luiz Magalhães instalou a primeira farmácia, juntamente com o Senhor Domício Caires que aplicava injeções.

A educação teve início com a chegada da Senhorita Rita Quardafí que abriu as portas de sua casa para alfabetizar, gratuitamente, as crianças.

Origem do Nome

Antigo povoado de Santa Cruz, que hoje é Franciscópolis devido uma homenagem ao vigário Padre Frei Francisco de Módica.

Hoje Franciscópolis desponta como cidade acolhedora, conservando a herança cultural e religiosa dos seus primeiros moradores, apresentando grande evolução na história de sua educação, economia, saúde e bem estar da população.

Formação Administrativa

1948

Antigo povoado de Santa Cruz, que hoje é Franciscópolis devido uma homenagem ao vigário Padre Frei Francisco de Módica, foi elevado para distrito do município de Malacacheta, pela Lei Estadual nº 336, de 27-12-1948

1953

Criação do distrito de de Antônio Ferreira, pela Lei Estadual Nº 1.039 de 12/12/1953, resultado do desmembramento da cidade de Malacacheta.

1995

Devido a Lei Estadual nº 12030, de 21-12-1995, Franciscópolis é desmembrada da cidade de Malacacheta, se tornando um município independente, constituindo assim dois distritos, a sede em Franciscópolis, e Antônio Ferreira.

Geografia

População

O IBGE estima que em 2021 a cidade tenha uma população estimada em 5.287 habitantes, com a densidade demográfica em 2021 sendo de 7.42 hab./km²

Distrito Área
Franciscópolis 427,62 km²
Antônio Ferreira (Bananal) 285,08 km²
Total 712,70 km²

Aspectos Naturais

Clima:

Temperatura:

Índice Médio Pluviométrico Anual:

Hidrografia: Lagoa de Santo Aleixo, Córrego Laranjeiras e Córrego Santa Cruz | Antônio Ferreira: Ribeirão Norete, Lagoa Grande, Córrego Bananal e Córrego Água Preta.

Bioma: Mata Atlântica

Vegetação:

Fauna:

Relevo:

Altitude Máxima:

Altitude Mínima:

Economia

A maior parte da população vive no meio rural, atuando com agricultura, a cidade também conta uma feira da agricultura familiar na quarta-feira e sábado, e que teve uma importante expansão após a criação do tíquete feira, uma espécie de moeda local, a ideia foi proposta pela Emater, onde a prefeitura distribui o tíquete para funcionários públicos da cidade para adquirir produtos dos produtores da feira local.

Além disso, existe o PNAE agricultura familiar (programa federal), também é um gerador de renda, onde produtores locais vendem para as escolas da região.

A cidade também conta com a criação de gado, produção de leite e seus derivados, quitanda (bolos, biscoitos etc), assim como artesanato, além do turismo, com a tradicional Festa de Agosto, Festa da Padroeira da Cidade, Festa Junina e a Festa em comemoração ao aniversário da cidade.

Agropecuária:

Extrativismo:

Indústria:

Comércio e Serviços:

Impostômetro | Arrecadação de Impostos 2019 a 2022:

2019: 2020: 2021: 2022:

Mais Dados:

PIB per capita 14.155,36 R$ [2020]
Receitas de Fontes Externas 94,9 % [2015]
IDHM 0,603 [2010]

Educação

Escola Municipais: Escola Municipal Áurea Souto (Antônio Ferreira), Centro Municipal Educação Infantil Criança Feliz e Escola Municipal Vicente Macedo

Escolas Estaduais: EE Maria da Silva Rocha e EE de Antônio Ferreira

Escolarização de 6 a 14 anos 97,9 % [2010]
IDEB – Anos iniciais do E.F - [2021]
IDEB – Anos finais do E.F 4,3 [2021]
Matrículas no E.F 631 matrículas [2021]
Matrículas no E. Médio 208 matrículas [2021]
Docentes no E.F 45 docentes [2021]
Docentes no E. Médio 33 docentes [2021]
Escolas: E.F 4 escolas [2021]
Escolas: E. Médio 2 escolas [2021]

Esporte

Futebol O campeonato de Futebol municípal de Franciscópolis que na última edição contou com nove times em dois grupos, sendo o campeonato de 2022 vencido pelo Norete por 2x1 contra o Novo Horizonte

Volêi: Em abril de 2023 o time de volei local foi campeão no Torneio de Volei de Malacacheta

Campo de Futebol - Foto: Jéferson Rômulo - Franciscópolis-MG

Cultura & Turismo

Datas comemorativas

22 de Dezembro - Dia da Emancipação Política do Município

29 de Setembro - Dia da Padroeira da Cidade (Nossa Senhora Aparecida)

Festas tradicionais e Festivais

Festa Junina, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Festa de Agosto, Festival Arte e SABOR.

Francis Musical: Apresentação de música ao vivo, em espaços públicos, sendo esse, uma oportunidade dos artistas locais desenvolverem e demonstrarem seu talento. Além de trazer entretenimento para nossa população

Turismo

Turismo Histórico-Cultural: Biblioteca Municipal, Estádio Municipal de Franciscopólis, Praça de Franciscópolis e Paróquia Nossa Senhora da Glória

Ecoturismo: Cachoeira do Norete (Afranio Baiano), Lagoa de Santo Aleixo

Manifestações Culturais de Franciscópolis

Ponto Turístico

1. Praça de Franciscópolis e Paróquia Nossa Senhora da Glória

A bela praça de Franciscópolis fica localizada no centro da cidade, onde também está a a Paróquia Nossa Senhora da Glória, principal igreja católica município. A igreja conta com celebrações semanais. Já a praça é ponto de encontro de moradores e visitantes de Franciscópolis, principalmente nos finais de semana.

2. Lagoa de Santo Aleixo

Principal atração natural de Franciscópolis, a Lagoa de Santo Aleixo é muito visitada por quem busca atividades de lazer como banho e pescaria. Fica localizada na área rural do município e faz divisa com o município de Malacacheta. O morador local, José Sobrinho, presta serviços de condutor local de turismo e pode ser uma boa opção para conhecer este atrativo turístico.

3. Cachoeira do Norete

A Cachoeira do Norete está localizada 18kM do centro de Franciscópolis, no distrito de Antônio Ferreira, na área rural do município. Possui uma bela paisagem com queda d´água e bom poço para banho. É muito procurada por moradores e visitantes da região nos finais de semana e feriados. O morador local, José Sobrinho, presta serviços de condutor local de turismo e pode ser uma boa opção para conhecer este atrativo turístico.

Bairros, Distritos e Comunidades Rurais

Comunidades Rurais

Algumas delas são: Comunidade Cana Brava, Córrego Laranjeiras, Comunidade do Arrependido e Comunidade dos Ozéias.

Comunidades Quilombolas

Segundo o Acervo Cedefes, são sete comunidades Quilombolas: Bananeira, Caatinga, Jacutinga I, Jacutinga II, Quebra Côco, Santa Rosa, São Pedro.

Distritos de Franciscópolis

Atualmente são apenas 2 distritos, Franciscópolis (distrito-sede) e Antônio Ferreira, também conhecido carinhosamente como Bananal.

Franciscópolis (distrito-sede)

A cidade de Franciscópolis tem um total de 712,70 km², porém o distrito-sede de Franciscópolis tem 427,62 km², como distrito surgiu no final de 1948, mas a sua fundação como cidade é do final de 1995.

Mapa do distrito-sede de Franciscópolis

Antônio Ferreira

O distrito de Antônio Ferreira, também conhecido como Distrito de Bananal tem uma àrea de 285,08 km², a lei de criação do distrito que pertence a Franciscópolis é a Lei Estadual Nº 1.039 de 12/12/1953, resultado do desmembramento da cidade de Malacacheta.

Mapa do distrito de Antônio Ferreira

Mapa da Cidade de Franciscópolis

Tempo na Cidade de Franciscópolis

Distâncias

Distância Entre Franciscópolis e Belo Horizonte: (453,3 km) via BR-120

Distância Entre Franciscópolis e Teófilo Otoni: (82,7 km) via BR-116

Distância Entre Franciscópolis e Almenara: (373,6 km) via BR-116 e BR-367

Distância Entre Franciscópolis e Araçuaí: (180,3 km) via LMG-678

Distância Entre Franciscópolis e Capelinha: (118,2 km) via MG-217 e BR-120

Distância Entre Franciscópolis e Diamantina: (345,8 km) via BR-451

Distância Entre Franciscópolis e Pedra Azul: (351,7 km) via BR-116

Fonte: IBGE

Fonte: Fundação João Pinheiro

Fonte: Site da Prefeitura de Franciscópolis

Fonte: Iepha

Fonte: As Minas Gerais