Comunidade Tatu
A Comunidade Tatu é uma comunidade localizada na Zona Rural do município de Franciscópolis, Vale do Mucuri, Minas Gerais.

História da Comunidade Tatu
O Conteúdo abaixo é proveniente da dissertação "O CAMINHAR DE UM POVO: a Comunidade do Tatu e a colonialidade em atas da Associação para o Desenvolvimento Rural São Lázaro - ADERSAL" de Neltinha Oliveira dos Santos (UFVJM/Diamantina)
Geografia
População: Nos dias atuais, a Comunidade do Tatu possui um número aproximado de trinta famílias. .
Origem do Nome: A origem do nome Tatu tem relação com o fato de um tatu (animal) ter morrido dentro do córrego que atravessa a comunidade. O animal morto ficou preso no córrego por muitos dias e, por causa disso, todos começaram a denominar o córrego como Córrego do Tatu e, posteriormente, a comunidade também ficou conhecida por Comunidade do Tatu.
Localização: A Comunidade do Tatu está situada a uma distância de 14 quilômetros do centro da cidade de Franciscópolis, circundada pela Comunidade São Pedro, Comunidade Santa Rosa, Fazenda Sérgio Albino e Fazenda de José Moreno, c Nessa parte da estrada há uma bifurcação que se desmembra nas direções do município vizinho, Itambacuri, há uma distância de 39 km de estrada de terra; a própria Comunidade do Tatu e depois a Comunidade do São Pedro.

Hidrografia: O Córrego do Tatu, que antes possuía abundância de água, hoje está praticamente seco. Atualmente, o acesso à água pelos moradores da comunidade se dá, principalmente, por poços artesianos, caixas de contenção de água da chuva e algumas poucas nascentes. No período da seca, algumas famílias chegam a solicitar à prefeitura municipal água de caminhão pipa.
Turismo e Cultura: Na Comunidade do Tatu há duas igrejas: uma católica, que é mais antiga; e uma protestante, que foi recentemente construída. A grande maioria dos moradores são católicos, devotos de São Sebastião, que também é o padroeiro da comunidade dentro da fé católica. É muito comum na comunidade as trocas de visitas nos finais de semana, as festividades religiosas ligadas ao catolicismo (terços, novenas, missas) e também a realização de cultos na igreja protestante.

Economia: Em relação à terra em que habitam, a grande maioria possui uma pequena área de terra e as outras moram de agregadas. As famílias possuem dependência da terra para garantir a produção de alimentos; contudo, muitos não têm a posse e outros possuem um pedaço pequeno que não permite o cultivo de suas lavouras. Algumas famílias fazem plantações de arroz, milho e feijão quando os fazendeiros disponibilizam espaços de terra para o plantio desses alimentos no sistema de terça, ou seja, de um alqueire da produção, três quartas é da família Camponesa e uma quarta é do fazendeiro, dono da terra.
A produção nos quintais tem uma grande expressividade na vida da Comunidade do Tatu, haja vista que grande maioria das famílias cultivam verduras, frutas e possuem criação de pequenos animais. Algumas famílias participam do espaço da feira livre para comercializarem uma parte da produção. Essa feira livre acontece na cidade de Franciscópolis todas as quartas e sábados. Em se tratando das formas de geração de renda na comunidade, existem inúmeros desafios, desde o acesso à terra e à água para a produção familiar a outras formas de apoio à Agricultura Familiar.
Associação para o Desenvolvimento Rural São Lázaro - ADERSAL
Conforme a ata de fundação, datada de 02 de fevereiro de 1996, a ADERSAL foi criada em nove de fevereiro de 1996. Os relatos da referida ata apresentam os primeiros anseios de sua criação: “[...] os desejos da comunidade pelo desenvolvimento social e econômico desta região. Lutar pelo bem da comunidade e todos com o mesmo objetivo haveremos de conseguir grandes benefícios para o nosso povo tão sofrido.” (ADERSAL, 1996, p. 2).
A abrangência inicial da associação não se limitava à Comunidade do Tatu, envolvendo também as comunidades vizinhas, tendo um caráter coletivo mais amplo dentro do município de Franciscópolis que, nessa época, era recentemente emancipado de Malacacheta, em 21 de dezembro de 1995. A associação foi criada sem finalidades lucrativas e sem conotação políticopartidária e religiosa. A ata de fundação conta com vinte e nove assinaturas e foi registrada no Cartório Registro de Títulos e Documentos de Malacacheta.
A primeira versão do Estatuto foi criada em vinte e sete de fevereiro de 1996 e foi todo escrito à mão no próprio livro de ata da página 03 até a página 09. É possível verificar no Estatuto a prioridade por trabalhos sociais envolvendo as famílias locais, crianças, mães, jovens e idosos, viabilização de formas de acesso à saúde no campo, uma preocupação com moradores que tenham condições socioeconômicas vulneráveis, a necessidade de busca por incentivos às manifestações artísticas, culturais e esportivas locais, aquisição de sementes e mudas para a produção de alimentos, criação de plantios comunitários e a promoção de cursos e seminários sobre os direitos garantidos aos cidadãos. O Estatuto foi aprovado e assinado por vinte e oito pessoas.
O projeto de aquisição de um trator agrícola foi uma pauta da ADERSAL iniciada em 2006 e, em 2009, aconteceu a conquista da máquina agrícola pela comunidade.
Mapa da Comunidade Tatu
Fontes:
Crétidos da Imagem:
Santos, Neltinha Oliveira dos O CAMINHAR DE UM POVO: [manuscrito]: A Comunidade do Tatu e a colonialidade em atas da Associação para o Desenvolvimento Rural São Lázaro - ADERSAL / Neltinha Oliveira dos Santos. -- Diamantina, 2022.