Comunidade Quilombola Córrego Novo
Comunidade Quilombola Córrego Novo é uma comunidade localizada na Zona Rural do distrito de Topázio no município de Teófilo Otoni, Vale do Mucuri, Minas Gerais.
História da Comunidade Quilombola Córrego Novo
Origem do Nome:
Localização: Comunidade Quilombola Córrego Novo é uma comunidade localizada na Zona Rural do distrito de Topázio no município de Teófilo Otoni, Vale do Mucuri, Minas Gerais.
Origem:
A Comunidade quilombola Córrego Novo, está a 40 km de Teófilo Otoni, situada no distrito de Tópazio, é composta por quatro núcleos familiares, em 2010 tinha cerca de 173 habitantes, tendo a Folia de São Sebastião como importante manifestação cultural.
Segundo um dos membros mais velhos da comunidade, seus pais chegaram à região do Vale do Mucuri onde hoje está Córrego Novo por volta de 1929 e já encontraram ali instalado “Manezinho da Cachoeira”, de quem compraram a terra (SILVA, 2009). Embora ele fale sobre a compra da terra pelos pais, não apresenta recibo ou documento de propriedade que a comprove, no entanto acredita e afirma sua existência.
Essa comunidade é composta por quatro grandes núcleos familiares: Barbosa Lima, Barbosa Pinto, Imburama e Trega, sendo que os Barbosa Lima são, quantitativamente, o núcleo mais expressivo e mais antigo.
Turismo e Cultura:
Economia
Mapa da Comunidade Quilombola Córrego Novo
Fontes: