Home > Teófilo Otoni > Comunidade Ariranha (Cachorro d’água)

Comunidade Ariranha (Cachorro d’água)

Comunidade Ariranha (Cachorro d’água) é uma comunidade localizada na Zona Rural do distrito de Topázio no município de Teófilo Otoni, Vale do Mucuri, Minas Gerais.

História da Comunidade Ariranha (Cachorro d’água)

Origem do Nome: A comunidade fica próxima do córrego que lhe denomina, Córrego Ariranha. Nele havia ariranhas, também chamadas pelos moradores de Cachorro d’água. O nome do córrego foi dado por caçadores que iam lá caçar ariranhas.

Localização: Comunidade Ariranha (Cachorro d’água) é uma comunidade localizada na Zona Rural do distrito de Topázio no município de Teófilo Otoni, Vale do Mucuri, Minas Gerais.

A Origem da Comunidade de Ariranha:

A origem da comunidade de Ariranha foi contada por Sr. Dejaniro, ex-morador da comunidade. Sua história tem ligação com a de Volta Bala. As terras que vieram a formar Ariranha pertenciam a Manoel (Mané) Francisco, um dos filhos de João Francisco Cardoso, fundador de Volta Bala. Os herdeiros de Mané Francisco permanecem até hoje nas terras.

Herdeiros e Divisão de Terras

Mané Francisco foi casado duas vezes e em cada casamento teve oito filhos. Após sua morte, não foi feito um inventário, mas as terras foram divididas entre seus herdeiros da seguinte forma: 40 alqueires ficaram para a segunda esposa, a viúva Hermínia Maria Francisca, e os outros 40 alqueires para os 16 herdeiros.

Os 40 alqueires que ficaram para Hermínia estão hoje divididos entre seus filhos: cinco alqueires para cada um deles.

Todos os herdeiros do segundo casamento de Mané Francisco trabalham e moram nas terras herdadas da mãe. Os 40 alqueires que foram herdados pelos 16 filhos de Mané Francisco não foram repartidos e não estão sendo usados. Sobre os oito filhos do primeiro casamento de Mané Francisco sabe-se apenas que saíram da região.

Turismo e Cultura:

Economia

Mapa da Comunidade Ariranha (Cachorro d’água)

Fontes:

Quilombo de Marques / organização Carlos Eduardo Marques. – Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.