Home > Ataléia > História de Ataléia

História de Ataléia

.

A cidade faz parte da microrregião de Teófilo Otoni, na mesorregião do Vale do Mucuri, Ataléia tem um total de 1807,18 km², divididos entre o distrito-sede e os distritos de São Miguel de Ataléia, Fidelândia, Novo Horizonte e Tipiti, sendo um município da região de influência da Capital Regional Teófilo Otoni, fazendo divisa com os municípios de Teófilo Otoni, Carlos Chagas, Ouro Verde de Minas, Frei Gaspar, Itabirinha, São José do Divino, Nova Belém em Minas Gerais; Ecoporanga e Água Doce do Norte no Espírito Santo, sendo os nascentes na cidade chamados de ataleiense.

Ataléia-MG

A cidade faz parte da microrregião de Teófilo Otoni, na mesorregião do Vale do Mucuri,sendo um município da região de influência da Capital Regional Teófilo Otoni, fazendo divisa com os municípios de Teófilo Otoni, Carlos Chagas, Ouro Verde de Minas, Frei Gaspar, Itabirinha, São José do Divino, Nova Belém em Minas Gerais; Ecoporanga e Água Doce do Norte no Espírito Santo, sendo os nascentes na cidade chamados de ataleiense.

Histórico

O primeiro morador do povoado de Santa Cruz do Norte, hoje Ataléia, foi o Senhor Vicente Pedroso dos Santos, que vindo do córrego São Pedro (município de Teófilo Otoni), aí chegou com sua família em janeiro de 1928, fazendo, justamente onde fica localizada a cidade, as primeiras derrubadas e a construção de sua habitação. Dois anos depois, chegaram outras famílias, entre elas José Juscelino, Altino Pedroso, Antônio Lemos de Souza, João Machado, Marcelino Soares, Antônio Rodrigues e Salim Gazel.

A primeira missa foi celebrada no povoado no mesmo ano de 1928, pelo italiano Frei Gaspar de Módica, então Vigário de Itambacuri, tendo sido quem deu a denominação ao lugar de “Santa Cruz do Norte”, elegendo como seu padroeiro o Senhor Bom Jesus da Lapa. Nessa ocasião o Sr. Vicente Pedroso dos Santos doou a área de três alqueires de terra (1 alqueire equivale a 48.400 metros quadrados), para a instalação do comércio e construção da Igreja.

O garimpo foi a principal causa da ocupação do atual município, para lá atraindo grande número de pessoas. Ainda hoje, vêem-se espalhadas por todo município muitas lavras (local de extração de metais) como do Avião, do Córrego Seco, terreiro de Pedra, Conja, Caianas e outras. Em 1928, era celebrada a primeira missa no povoado, tendo como padroeiro o Senhor Bom Jesus da Lapa.

Antônio Lemos de Souza, Fundador de Ataléia.

Origem do Nome

A origem do topônimo deve-se ao fato de o município ter sido ponto de observação e vigilância quando o então Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Benedito Valadares Ribeiro, criou uma expedição com a finalidade de estudar a emancipação dos povoados fronteiriços com o Estado do Espírito Santo. Foi o povoado denominado “Ataléia” que significa ponto de observação, sendo mais tarde modificado para Ataléia para diferenciá-lo de duas outras cidades, já com o topônimo Ataléia.

Formação Administrativa

1943

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Ataléia, pelo decreto lei nº 1058, de 31-12-1943, desmembrado do Itambacuri.

1953

Pela lei nº 1039, de 12-12-1953, foi criado o distrito de Ouro Verde de Minas com terras desmembrado do distrito sede de Itambacuri, na divisão territorial datada de 01-07-1955, o município é constituído de 3 distritos: Ataléia, Fidelândia e Ouro Verde de Minas.

1962

Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Ataléia, o distrito de Ouro Verde de Minas, elevado à categoria de município.

Brasão da cidade de Ataléia, Minas Gerais, Brasil.

Geografia

População

O IBGE estima que em 2021 a cidade tenha uma população estimada em 12.496 habitantes, com a densidade demográfica em 2021 sendo de 7.60 hab./km²

Distrito Área
Ataléia 862,07 km²
São Miguel de Ataléia 388,44 km²
Fidelândia 237,21 km²
Novo Horizonte 197,11 km²
Tipiti 122,35 km²
Total 1807,18 km²

Aspectos naturais

Clima: tropical

Bioma: Mata Atlântica

Hidrografia: Rio Norte, Rio São Mateus, Rio Cibrão

Altitude: Máxima: 1.090 m (Serra da Pratinha) | Mínima: 246 m (Braço norte Rio São Mateus)

Relevo: Plano 30% | Ondulado 30% | Montanhoso 40%

Aspectos Naturais

Clima:

Temperatura:

Índice Médio Pluviométrico Anual:

Hidrografia:

Bioma: Mata Atlântica

Vegetação:

Fauna:

Relevo:

Altitude Máxima:

Altitude Mínima:

Economia

Com mais ou menos metade da população no meio rural, a economia é essencialmente agrícola, conta com Projeto Semeando Desenvolvimento que tem apoio da Prefeitura, SEBRAE, Sindcomércio, Interagir para Construir e EMATER, sendo fundamental para o desenvolvimento do campo, com cursos, palestras, seminários, visitas de campo, e principalmente doação de mudas e sementes.

Pecuária: Produção de leite.

Agropecuária:

Olericultura: alface, couve, beterraba, pimentão, repolho, jiló, melancia, café e tomate.

Extrativismo:

Indústria: Atalat Indústria e Comércio de Laticínios Ltda.

Comércio e Serviços:

Impostômetro | Arrecadação de Impostos 2019 a 2022:

2019: 2020: 2021: 2022:

Mais Dados:

PIB per capita R$ 14.578,14 [2020]
Receitas de Fontes Externas 94,5 % [2015]
IDHM 0,588 (Médio) [2010]

Educação

Escolas de Ataléia-MG

EE Dr. Antônio Olinto (Cidade Nova), EE Pref. Clemente Esteves Ferraz (Cidade Nova), EE Professora Alneda De Matos Machado (Cidade Nova), EE Profª Hermínia Pereira de Almeida (Acari), EE Daniel Pereira Ottoni (D. Fidelândia), EE de São Miguel (D. São Miguel), EE de Novo Horizonte (D. Novo Horizonte),

Escolarização de 6 a 14 anos 96,7 % [2010]
IDEB – Anos iniciais do E.F 5,5 [2021]
IDEB – Anos finais do E.F 4,6 [2021]
Matrículas no E.F 1.500 matrículas [2021]
Matrículas no E. Médio 492 matrículas [2021]
Docentes no E.F 112 docentes [2021]
Docentes no E. Médio 52 docentes [2021]
Escolas: E.F 10 escolas [2021]
Escolas: E. Médio 3 escolas [2021]

Cultura

Datas comemorativas

31 de Dezembro - Aniversário do Município de Ataléia

Cinema

O longa-metragem "O Bagre Africano de Ataléia" participou da 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes realizada em 2014.

Livros

Escrito pelo neto do fundador sobre a história de Ataléia: "A família Alves Teixeira que viu Ataléia nascer" de Adão Alves Teixeira (2007).

Artesanato

O artista mais famoso da região tem por nome Nasser Gazel, em 2020 foi produzido o documentário "Nascer do Barro - A arte libertadora de Nasser Gazel", para contar sobre a arte do ceramista, que vai desde o realismo até o surrealismo.

Música

Tim Cantor é o cantor mais famoso da região, suas musicas misturam diversos generos.

Turismo

Turismo Histórico-Cultural: Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus, Comunidade Quilombola de Salineiro (Córrego Salineiro), Mercado Municipal de Ataléia, Clube dos 60, Biblioteca Municipal e Estátua do Bom Jesus.

Turismo Histórico-Cultural (Praças): Praça do Acarí, Praça Cidade Nova, Praça Tancredo Neves, Praça Dom José de Haas

Folclore e Tradição:Cavalgadas, Feira de Artesanato de Ataléia-Feara.

Ecoturismo (Pedras): Pedra Riscada, Pedra do Roncamento (Córrego do Roncamento), Pedra da Boca ou Pedra da Baleia, Pedra do Poterrão, Pedra de Sr. Delson ou Montanha Verde, Pedra da Mina, Pedra da Nhacom (Mironga), Pedra Verde, Pedra do Bode. Pedra do Tuquinha e Pedra do Gancho (Canaã do brasil)

Ecoturismo: Cachoeira de São Miguel, Cachoeirinha do Acarí, Rio Norte.

Turismo Rural: -

Turismo Científico:

Turismo de Aventura: Escalada, Trekking, Acampamento, Cicloturismo e Parapente.

Povoado de Canaã do Brasil: Escaladas e Parapente.

No Rio Norte: Acampamento.

Turismo de Esportes:

Turismo de Negócios: -

Turismo Gastronômico: -

Turismo Religioso:

Turismo de Lazer:

Esporte

Futebol: Em 2022 o Campeonato Municipal de Futebol, ocorreu no estádio Joel de Souza, sendo a final entre o Juventude, de Novo Horizonte e São Miguel, após dois jogos, e ambos encerrarem em empate, São Miguel Futebol Clube foi campeão no pênaltis, Canga Pé Futebol Clube foi o terceiro lugar.

Futsal: Na 1° Copa Frei Gaspar de Futsal (2023), conquistou o terceiro lugar, após vencer Ouro Verde, sendo campeão o Independente, na final contra Frei Gaspar. Na liga Atalat de Futsal, o Real Futebol Clube foi campeão nos pênaltis, após empatar em 4x4 com Morro da Foice Futebol Clube.

Atletismo: A cidade conta com vários atletas na corrida rústica, atingindo ótimos resultados em diversas categorias como na “Noel Run” em Teófilo Otoni, "Corrida da Rainha do Outubro Rosa", em Jaguaré, no Espírito Santo, “5 Milhas de Nanuque” e Corrida Rústica da Independência em Novo Oriente de Minas, todas em 2022.

Ciclismo: Em 2021, o grupo Corujas Ataléia promoveu o 1º Passeio Turístico de Ataléia, já em 2022, o 1º Passeio Ciclístico Patrimonial de Ataléia, ação do IEPHA-MG.

Bairros

Bairro Acari, Coqueiral, Cidade Nova, Centro.

Comunidades

Ataléia Água Preta, Cristal, Córrego Grande, Palmital, Canaâ do Brasil, Salineiros, Pacheco, Roncamento, Poterrão, Maravilha, Macacos, Lavrinha, Vila Seca, Vila Serrana, Córrego de Areia, Córrego Seco, Ventania, Areado, Lajedão, Lajedinho, Córrego da Mula, Moranga, Leão, Imperatriz, Água Branca, Volta Quatro, Córrego do Soca, Córrego Sossego, Mutuca, Córrego da Pistola, Parana, Santo Antônio, Papuda, Boa Vista, Beju.

Associações

Associação das Costureiras do Bairro Acari, Associação dos Moradores da Comunidade de Baixa Quente, Associação dos Moradores de São Fidelis, Associação dos Quilombolas do Salineiro, Associação dos Moradores da Pratinha, Centro Comunitário de Fidelândia, Conselho de Desenvolvimento dos Moradores de São Miguel, Associação dos Moradores de Poterrão e Comunidade Sem Terra.

Distritos de Ataléia

Atualmente são 5 distritos, Ataléia (distrito-sede), São Miguel de Ataléia, Fidelândia , Novo Horizonte e Tipiti

Ataléia (distrito-sede)

O municípios de Ataléia tem um total de 1807,18 km², porém o distrito-sede tem Ataléia 862,07 km², ou seja, 47.70% do território. Como distrito surgiu em 1928, mas a sua fundação é de em 1943.

Distrito de Fidelândia (1938)

O distrito de Fidelândia tem uma área de 388,44 km² dos 1807,18 km², ou seja, 21.49% do território. A lei de criação do distrito é a Lei Estadual Nº 1.039 de 12/12/1953 (Decreto-lei Estadual nº 148 de 17/12/1938).

Distrito de Novo Horizonte (1976)

O distrito de Novo Horizonte tem uma área de 237,21 km², ou seja, 13.13% do território. A lei de criação do distrito é a Lei Estadual Nº 6.769 de 13/5/1976.

Distrito de Tipiti (2014)

O distrito de Tipiti tem uma área de 197,11 km², ou seja, 10.91% do território. A lei de criação do distrito é a Lei Municipal Nº 1.345 de 04/04/2014, anteriomente o povoado de Tipiti fazia parte do distrito de Novo Horizonte, sendo o povoado a sede do distrito.

O distrito começa no limite com a cidade de São José do Divino, no ponto fronteiro à cabeceira do córrego da Coruja, até o córrego Lagoeiro, na divisa dos Estados de Minas e Espírito Santo.

Distrito de São Miguel de Ataléia (2014)

O distrito de São Miguel de Ataléia tem uma área de 122,35 km², ou seja, 6.77% do território. A lei de criação do distrito é a Lei Municipal Nº 1350 de 15/10/2014, anteriomente fazia parte do distrito de Fidelândia, sendo a sua sede em São Miguel.

O distrito começa na Serra da Pratinha, no ponto fronteiro à cabeceira do Córrego Pratinha, deste ponto desce a serra e segue pelo divisor de águas da margem esquerda do Córrego Pratinha até atingir a foz do Córrego no Nortinho de Baixo sobre o espigão e alcançar o divisor de águas dos rios São Mateus e Cibrão.

Mapa da Cidade de Ataléia

Distâncias

Distância Entre Ataléia e Belo Horizonte: (513,8 km) via BR-116 e BR-381

Distância Entre Ataléia e Teófilo Otoni: (70 km) via BR-418

Distância Entre Ataléia e Almenara: (344 km) via BR-116 e BR-367

Distância Entre Ataléia e Araçuaí: (239 km) via BR-342

Distância Entre Ataléia e Capelinha: (225 km) via BR-418 e MG-217

Distância Entre Ataléia e Diamantina: (502 km) via MG-217 e BR-367

Distância Entre Ataléia e Pedra Azul: (322 km) via BR-116

Fonte: IBGE

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – Volume XXIV ano 1958.

Fonte: Fundação João Pinheiro

Fonte: Site da Prefeitura de Ataléia