Home > História de Santa Helena de Minas

História de Santa Helena de Minas

Fundada em 21 de dezembro de 1995, a cidade que faz parte da microrregião de Nanuque, na mesorregião do Vale do Mucuri, Santa Helena de Minas tem um total de 276,76 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Bom Jesus da Vitória, sendo um município da região de influência de Águas Formosas, fazendo divisa com os municípios de Joaíma, Felisburgo, Bertópolis, Machacalis e Fronteira dos Vales, sendo os nascentes na cidade chamados de santa-helenense.

Santa Helena de Minas-MG

Fundada em 21 de dezembro de 1995, a cidade que faz parte da microrregião de Nanuque, na mesorregião do Vale do Mucuri, Santa Helena de Minas tem um total de 276,76 km², divididos entre o distrito-sede e o distrito de Bom Jesus da Vitória, sendo um município da região de influência de Águas Formosas, fazendo divisa com os municípios de Joaíma, Felisburgo, Bertópolis, Machacalis e Fronteira dos Vales, sendo os nascentes na cidade chamados de santa-helenense.

História de Santa Helena de Minas

Povoamento

O início da ocupação da região do atual município de Santa Helena de Minas se deu na primeira metade do século XX. A região, coberta por densa floresta atlântica, atraiu a atenção de pessoas interessadas no comércio de madeiras nobres, típicas de regiões de mata atlântica. A esta exploração sucedeu-se a criação de áreas pastoris para a criação de gado vacum de leite e de corte. Na década de 1960, com o aumento populacional das fazendas, construiu-se o traçado urbano caracterizado por extensas ruas retilíneas cortadas perpendicularmente por pequenas ruas.

Desenvolvimento

Euclides Silveira Tolentino doou 40 hectares de terra para criação da comunidade, que recebeu o nome de Santa Helena, em homenagem a sua filha Maria Helena. Em 1976, é criado o distrito de Balbinópolis, cuja origem do nome veio da esposa do Sr. fundador do povoado dos Bertos, atualmente Bertópolis, Sr. Balbina Gonçalves, antes conhecida como Santa Helena. Que veio a pertencer ao município de Bertópólis.

Emancipação

Em 1992, desmembrou-se do município de Bertópolis, o distrito de Balbinópolis. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Helena de Minas. Em 1995 o município emancipou-se de sua antiga sede. Atualmente, a cidade de Santa Helena de Minas caracteriza-se por ser uma das cidades mais dinâmicas do vale do Mucuri.

Etnia Tikmũ’ũn

Na região de Santa Helena de Minas e Bertópolis existe aldeias da etnia Maxakali ou Tikmũ’ũn, com as aldeias em Água Boa, Santa Helena, e Pradinho (Pananî) e Cachoeira em Bertópolis, segundo o Museu do Índio, são 1165 habitantes, cerca de 10.58% da população de Santa Helena e Bertópolis.

Segundo o Museu do Índio, "O nosso povo é chamado por nós de Tikmũ’ũn, mas é também conhecido como Maxakalí. Nossos antepassados habitaram grandes extensões de terra cobertas de Mata Atlântica entre os estados da Bahia e Minas Gerais, mas após a colonização do Vale do Mucuri, nossas terras tradicionais foram ocupadas pelos colonizadores e as matas foram derrubadas. Aos poucos nossos antepassados, que antes percorriam livremente toda a região ficaram cercados em um pequeno pedaço de terra sem mata e coberto por capinzais entre os municípios de Santa Helena de Minas e Bertópolis. Atualmente o povo Maxakalí vive em três pequenas reservas descontínuas no Vale do Mucuri."

Aldeia Maxakali ou Tikmũ’ũn na região de Santa Helena de Minas e Bertópolis, Minas Gerais, Brasil.

Formação administrativa

Pela lei estadual nº 6.769, de 13-05-1976, é criado o distrito de Balbinópolis, cuja origem do nome veio da esposa do Sr. fundador do povoado dos Bertos, atualmente Bertópolis, Sr. Balbina Gonçalves, antes conhecida como Santa Helena

Pela lei estadual nº 10.704, de 27-04-1992, desmembra-se do município de Bertópolis, o distrito de Balbinópolis. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Helena de Minas

Emancipou-se em 1995, através da Lei 12.030, de 21 de dezembro de 1995. Tem uma área de 277,9 Km²

Bandeira e Brasão

Bandeiras da cidade de Santa Helena de Minas, Minas Gerais, Brasil.
Brasão da cidade de Santa Helena de Minas, Minas Gerais, Brasil.

Geografia

População

O IBGE estima que em 2021 a cidade tenha uma população estimada em 6.406 habitantes, com a densidade demográfica em 2021 sendo de 23.15 hab./km²

Distrito Área
Santa Helena de Minas 241,67 km²
Bom Jesus da Vitória 35,09 km²
Total 276,76 km²

Aspectos Naturais

Clima:

Índice Médio Pluviométrico Anual:

Hidrografia:

Bioma: Mata Atlântica

Vegetação:

Fauna:

Relevo:

Altitude:

Economia

Agropecuária:

Extrativismo:

Indústria:

Comércio e Serviços:

Impostômetro | Arrecadação de Impostos 2019 a 2022:

2019: 2020: 2021: 2022:

Economia

Sua economia esta baseada na pecuária, gado bovino de corte e leite, e na agricultura predomina o plantio das lavouras de mandioca, feijão e milho por pequenos agricultores e para suas subsistências.

PIB per capita 8.512,39 R$ [2020]
Receitas de Fontes Externas 97,3 % [2015]
IDHM 0,567 [2010]

Educação

Escolarização de 6 a 14 anos 89,2 % [2010]
IDEB – Anos iniciais do E.F 5,6 [2021]
IDEB – Anos finais do E.F - [2021]
Matrículas no E.F 1.018 matrículas [2021]
Matrículas no E. Médio 272 matrículas [2021]
Docentes no E.F 116 docentes [2021]
Docentes no E. Médio 24 docentes [2021]
Escolas: E.F 5 escolas [2021]
Escolas: E. Médio 1 escolas [2021]

Cultura

Datas comemorativas

21 de Dezembro - Dia da Emancipação Política do Município

Relação de Bens Protegidos pelo Município, pela União ou pelo Estado

Roda de Capoeira e/ou Ofício de Mestre da Capoeira (Proteção Federal)
Violas de Minas (Proteção Estadual)

Bairros, Distritos e Comunidades Rurais

Distritos de Santa Helena de Minas

Atualmente são apenas 2 distritos, Santa Helena de Minas (distrito-sede) e Bom Jesus da Vitória.

Santa Helena de Minas

O distrito de Santa Helena de Minas tem uma área de 241,67 km², dos 276,76 km², ou seja, 87,32% do território.

Bom Jesus da Vitória

O distrito de Bom Jesus da Vitória tem uma área de 35,09 km², ou seja, 12,68% do território, a lei de criação do distrito é a Lei Municipal Nº 193/2008 de 20/10/2008.

Comunidades Rurais

Algumas delas são:

Mapa da Cidade de Santa Helena de Minas

Tempo na Cidade de Santa Helena de Minas

Distâncias

Distância Entre Santa Helena de Minas e Belo Horizonte:

Distância Entre Santa Helena de Minas e Teófilo Otoni:

Distância Entre Santa Helena de Minas e Almenara:

Distância Entre Santa Helena de Minas e Araçuaí:

Distância Entre Santa Helena de Minas e Capelinha:

Distância Entre Santa Helena de Minas e Diamantina:

Distância Entre Santa Helena de Minas e Pedra Azul:

Fonte: IBGE

Fonte: Fundação João Pinheiro

Fonte: Site da Prefeitura de Santa Helena de Minas

Fonte: Iepha