História dos Correios de Teófilo Otoni
Em meados do século XX, a cidade de Teófilo Otoni passava a ser conhecida pela exploração das pedras preciosas e semi-preciosas, tendo seu comércio fortalecido, o que influenciou a educação e a cultura, nesse contexto a cidade assume o papel de cidade pólo da região do Mucuri.
História dos Correios de Teófilo Otoni
Guia de Bens Tombados de Teófilo Otoni
Comércio de Pedras Preciosas e Crescimento Cultural
Em meados do século XX, a cidade de Teófilo Otoni passava a ser conhecida pela exploração das pedras preciosas e semi-preciosas, tendo seu comércio fortalecido, o que influenciou a educação e a cultura. Nesse contexto, a cidade assume o papel de cidade polo da região do Mucuri.
Construção da BR-116 e Desenvolvimento Econômico
Outro fator que contribuiu para o desenvolvimento da cidade e facilitou o acesso ao município foi a construção, em 1947, da BR-116 (Rio-Bahia), a Rodovia da Integração Nacional, que liga a região sul ao nordeste. Com ela, Teófilo Otoni entra novamente em uma fase de desenvolvimento econômico, explicitada pela inauguração da Sede Social do Automóvel Clube, dos Cines Vitória e Metrópole, da Rádio Teófilo Otoni e do Clube Sírio Libanês, por exemplo.
Construção do Edifício dos Correios
Nesse contexto, nos anos 1940, foi também construído o edifício dos Correios para abrigar no 1º pavimento a Agência do Correio e, no 2º pavimento, a Agência Telegráfica e Residência do Chefe da Agência do Correio. A edificação sempre pertenceu ao Correio e se localiza à Praça Tiradentes, no centro da cidade de Teófilo Otoni.
História do Local onde Hoje Está o Edifício dos Correios
Em meados de 1869, onde hoje existe o edifício dos Correios, existiam as edificações onde funcionavam os armazéns e a alfândega da antiga Philadelphia, para estocagem e venda de produtos, que deveriam suprir a Estrada Santa Clara, a primeira Estrada de Rodagem do Brasil, aberta pela Companhia Mucuri que passava por ali e cobrava pedágio para se transitar entre Santa Clara e Philadelphia.
Inauguração da Estrada de Rodagem Santa Clara
A Estrada de Rodagem Santa Clara foi inaugurada por Teóphilo Benedicto Ottoni no dia 23 de agosto de 1856. Essa data marcou a história das rodovias brasileiras, confirmando a Estrada de Rodagem Santa Clara como a primeira construída no Brasil, pois a Estrada União e Indústria, que liga a raiz da Serra, Petrópolis e Juiz de Fora, só seria inaugurada em 23 de junho de 1861, quase quatro anos depois.
Decadência da Estrada Santa Clara
A Estrada de Rodagem Santa Clara serviu como elo de ligação do sertão com o mar até o ano de 1898, quando chegou a Teófilo Otoni a Estrada de Ferro Bahia e Minas, que ligava a cidade de Teófilo Otoni-MG à cidade de Caravelas, no litoral da Bahia. A partir de então, a Estrada Santa Clara caiu em decadência, sendo abandonada em virtude do modernismo da locomotiva.
Evolução do Edifício dos Correios
Inicialmente, funcionava no edifício o antigo DCT (Departamento de Correios e Telégrafos) e a residência do chefe da agência, que, em 20 de março de 1969, transformou-se em ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), passando a ser uma empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações.
Reforma dos Correios nos Anos 1990
O edifício dos Correios passou por uma grande reforma em meados dos anos 1990, quando mudou toda a configuração, adaptando-se melhor aos usos exigidos com o tempo.
Reforma dos Correios em 2002/2004
Na reforma realizada em 2002/2004, foi substituído o piso existente de placas de granilite por piso cerâmico branco. Os gerentes da agência, entrevistados, afirmaram que ocorrem frequentemente, até os dias de hoje, reformas de manutenção no edifício, como pintura e pequenos reparos. Além disso, foi instalado um sistema de ar-condicionado e uma porta na fachada voltada para o calçadão da Rua Coronel Martiniano, que se encontra inutilizada.
Instalação do Marco Comemorativo da Estrada de Rodagem Santa Clara
Na calçada da Rua Coronel Martiniano, atrás da edificação dos Correios (fachada posterior), foi instalado no dia 23 de agosto de 2007 um marco comemorativo, onde está um dos pontos da Estrada de Rodagem Santa Clara/Philadelphia, aberta por Theophilo Benedicto Ottoni 150 anos atrás.
Importancia Histórica
Valor Histórico do Edifício
O valor histórico do bem se deve, primeiramente, ao fato de o edifício estar localizado no “marco zero do município”, uma vez que uma das primeiras construções do antigo povoado de Philadélphia foi o armazém da Companhia Mucuri, edificado onde hoje é o prédio dos Correios. Além disso, o edifício está localizado na Praça Tiradentes, núcleo primitivo da cidade, onde ao seu redor foram construídas as primeiras edificações do atual centro comercial e administrativo de Teófilo Otoni.
Função e Importância do Edifício dos Correios
Desde sua concepção, o edifício teve como função abrigar a sede dos Correios na cidade. O fato de o edifício abrigar a agência de Correios liga este bem à história da comunicação do município, inserindo-o também no cotidiano da população, que necessita dos seus serviços tanto profissionalmente quanto na vida privada. Até mesmo a informatização ocorrida na atualidade não gerou uma queda na utilização dos Correios, uma vez que a empresa se reciclou para oferecer serviços adequados à nova realidade.
Valor Arquitetônico do Edifício
O valor arquitetônico da edificação se deve ao fato de ser um exemplar da arquitetura art déco, através de suas características estilísticas marcantes como simetria, predominância de linhas retas, horizontalidade, limpeza ornamental, sobriedade e monumentalidade, além da presença do volume arredondado na fachada. Estes elementos são típicos da arquitetura da época.
Contexto Histórico e Padronização Arquitetônica
O edifício faz parte de um contexto histórico de construção de outros prédios dos Correios, seguindo uma certa padronização de sua tipologia arquitetônica. Houve a intenção de criar uma imagem que remetesse aos Correios, criando-se uma padronização de estilo, onde se variava a volumetria diante da demanda de cada local. Por isso, o edifício faz parte historicamente de um período marcante da história dos Correios e possui a imagem de uma época.
Fonte: Dossiê de Tombamento da Correios de Teófilo Otoni