Fernando Schroeder (1846-1909)
Ferdinand Schroeder foi um alemã de posses que imigrou para o Brasil em 1870, e que adiquiriu a Monte Cristo, sim, alemães que escravizaram pessoas negras em Teófilo Otoni.

Fernando Schroeder (1846-1909)
Ferdinand Schroeder foi um rico banqueiro alemã, de posses que imigrou para o Brasil em 1870, e que adiquiriu a fazenda Monte Cristo, de Joaquim José de Araujo Maia Junior. Ele fazia parte de uma pequena elite alemã formada pelas familias dos Schroeder, Haueisen, Marx, Schirmer, Achtschin, Hollerbach etc.
Em um período bastante curto, aconteceram dois assassinatos na fazenda do imigrante alemão Fernando João Schroeder (ex-Ferdinand), que chegou a ser Tenente Coronel da Guarda Nacional, além de vereador.

Caso Felicipriano Luis d’Oliveira
Em 09 de outubro de 1882, durante a madrugada, o feitor da fazenda de Fernando Schroeder, de nome Felicipriano Luis d’Oliveira, enquanto dormia, foi morto ao golpe de foice por Benedicto, de apenas 20 anos, escravizado alugado de Pedro Veloso Soares. Motivo do “crime”? A mando de Fernando Schroeder, apanhou de cabresto, e por ter medo de novamente ser vítima da violência, ceifou a vida do feitor.
Caso Henrique Schroeder
A segunda “vitima”, foi seu irmão Henrique Schroeder, em 01 de Agosto de 1883, Feliz, um idoso de 69 anos, nascido em São João Del Rei, que foi alugado do poderoso barão de Bemposta, foi acusado de atirar, e exterminar Henrique Schroeder.
Feliz negou, alegando liberdade, que estava sendo detido injustamente pelos Schroeder, que disseram que ele fugiu, e retornou com uma carta de alforria falsa. Segundo testemunhas da época, informaram que segundo o próprio Feliz, ele era acostumado tirar a vida de brancos.
Feliz, foi absolvido da acusação em 1884, Benedicto teve sua punição inicial convertida em quinhentos açoites e um ano de ferro no pescoço.
Fazenda Monte Cristo
Descendentes de Schroeder
Fernando Schroeder foi pai de Margarida Schroeder, que se casou com Júlio Alberto Haueisen (que dá nome a rua Júlio Haueisen), filho de Júlio Haueisen e Cléria Gazzinelli, seu pai, e depois ele, foram donos da Fazenda Recanto, uma das mais prosperar da região.
Júlio Alberto Haueisen e Margarida Schroeder foram pais de Dolores Haueisen Freire, mãe da ex-prefeita Maria José Haueisen, ou seja, Fernando Schroeder é seu bisavô, e Henrique Schroeder tio-bisavô.
Ironias a parte, observar a linha genealógica é fundamental para entender a dinâmica das famílias tradicionais, que através da política, violência, casamentos consanguíneos, ou não, ainda que tenham empobrecido em relação aos antepassados, carregam os benefícios e acesso aos espaços restritos para muitos, que serão passados as próximas gerações.
Fontes:
WEYRAUCH, Cléia Schiavo. Pioneiros alemães de nova Filadélfia - Relatos de Mulheres. RS: Editora da Universidade de Caxias do Sul. 1987.
A formação econômica, política, social e cultural do Vale do Mucuri, Márcio Achtschin Santos, 2018
Povoadores do Vale do Mucuri, Lais Ottoni, 2014
Minha Rua Conta História, IHGM, 201423
A Colonização Alemã no Vale do Mucuri, Coleção Mineiriana, 1993
Relação de Óbitos - Comunidade Evangélica de Teófilo Otoni/MG - 1862-1936 https://legado.luteranos.com.br/memorias/relacao-de-obitos-comunidade-evangelica-de-teofilo-otoni-mg-1862-1901