Home > Microrregião de Teófilo Otoni > Setubinha >

Comunidade Quilombola Quaresma

A Comunidade Quilombola Quaresma é uma comunidade quilombola localizada na Zona Rural do município de Setubinha, Vale do Mucuri, Minas Gerais.

História da Comunidade Quilombola Quaresma

A Comunidade Quilombola Quaresma foi reconhecida pela Fundação Cultural Palmares como remanescente quilombola em 08/11/2008

Localização: A Comunidade Quilombola Quaresma é uma comunidade quilombola localizada na Zona Rural do município de Setubinha, Vale do Mucuri, Minas Gerais.

Origem do Nome: Na memória dos antigos, o nome da comunidade vem dos Quaresma, família de pretos das mais antigas, outro ramo o de Custódio, atual morador.

Origem: No tempo de criança, os avós, Martins e Moreira da Costa seguiam a pé, em jornada de um dia e metade do outro, para trocar farinha por outros mantimentos no mercadão de Malacacheta. Quando lá faltava o sal ou o querosene para as lamparinas, o recurso era fazer uma viagem mais comprida, até Teófilo Otoni, com bandas de porco conservadas com a última reserva de sal. Dessa época, os moradores conservaram as folias, alegre e tristes. Como a das Almas, de casa em casa, ritmada com caixa e matraca, noite adentro, nas semanas santas, fim da quaresma.

Em 2018 Fundação Cultural Palmares Certificou o Quilombo Quaresma como remanescente de quilombo. A comunidade conta com a Associação Comunitária de Desenvolvimento Rural Quilombola do Quaresma

Geografia

Turismo e Cultura: A ccomunidade conta com o Grupo de Marujada do Quaresma, além de manter como parte da cultura as Danças do “Vilão” e do “Nove” que são danças somente das mulheres.

Educação: Escola Municipal João Xavier Martins

Hidrografia: Córrego Santa Rita

Economia

Oito famílias de agricultores da comunidade quilombo Quaresma realizaram, pela primeira vez, uma colheita de alho de cultivares livres de vírus, com a quantidade simbólica de 180 quilos. O trabalho que está sendo realizado no quilombo Quaresma é uma das atividades do acordo de cooperação técnica entre a Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) e a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG), firmado em 2023 com prazo de execução de 24 meses.

O alho-semente livre de vírus (ALV) é uma técnica que a Embrapa Hortaliças realiza em laboratório e que prevê a multiplicação in vitro e uma série de testes para eliminar totalmente os vírus e outros microrganismos nocivos na planta. Os alhos-sementes de cinco cultivares livres de vírus cultivados na URT instalada no quilombo Quaresma foram provenientes da Embrapa Hortaliças

A produtividade média alcançada foi de 29 toneladas por hectare (t/ha) e a expectativa, após o processo de cura e secagem do alho colhido, é que esse número fique em torno de 18 a 20 t/ha. A média da produtividade brasileira de 2023 ficou em 13,64 t/ha. A previsão é que em 2025, esses agricultores plantem as cultivares que tiveram melhor desempenho na unidade de observação composta por cinco canteiros de 12 metros quadrados.

Comunidades Quilombolas

Local Nome Certificação FCP Abert. Processo Incra
Setubinha Quaresma 08/11/2008 - FCP
Palmeiras Soturno da Mata - - Cedefes

Mapa da Comunidade Quilombola Quaresma

Comunidades Rurais

Nome Nome